CMTU promove encontros para dar mais segurança a idosos no trânsito
Ação contará com quatro reuniões entre agentes municipais e pessoas acima dos 60 anos atendidas nos CCIs das regiões oeste, norte e leste

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso e na esteira do Maio Amarelo 2024, realiza na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, o primeiro de uma série de quatro encontros que visam abordar os desafios que as pessoas acima dos 60 anos enfrentam ao se locomover pela cidade.
A ação será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Zona Oeste, no Jardim Bandeirantes, e deve contar com a participação de vovôs e vovós atendidos nas atividades formativas do espaço, além de integrantes do Centro Comunitário do Jardim Nossa Senhora da Paz e fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Luz, no Jardim do Sol.
A expectativa é que o evento reúna de 70 a 90 pessoas em uma programação divida entre recepção dos convidados, aulão de alongamento, apresentação teatral, roda de conversa, pausa para lanche e caminhada de sensibilização de motoristas – etapa que servirá também para demonstrações práticas do que for discutido.
De acordo com o agente de trânsito e gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, tanto a encenação quanto o bate-papo na sequência, irão debater os riscos aos quais as pessoas mais velhas estão expostas quando caminham pela rua ou assumem a condução de um veículo.
“Sabemos que, com o passar dos anos, o corpo humano apresenta limitações próprias da idade, como diminuição da capacidade motora, perda de acuidade visual e auditiva, reflexos mais lentos, entre outras coisas. Por isso, a ideia desses encontros é justamente orientar nossos idosos, na teoria e na prática, sobre como se portar no trânsito de modo a preservar a própria segurança e a de terceiros”, explicou.
Ribeiro detalhou que, ao final da programação, o público seguirá para a avenida Arthur Thomas acompanhado de agentes de trânsito. Com cartazes e bexigas, os idosos buscarão chamar a atenção dos condutores para importância do respeito ao pedestre e aos limites de velocidade. Nesse momento, eles também receberão orientações quanto aos locais e às formas mais adequadas de transpor as vias.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, destacou que Londrina tem mais de 100 mil pessoas na faixa etária acima dos 60 anos e que esses cidadãos estão em todos os lugares, seja como condutores ou pedestres. Nesse sentido, o objetivo principal da parceria entre a CMTU e a pasta é desenvolver ações regulares que não somente levem o grupo a tomar atitudes mais prudentes nas ruas a avenidas, considerando as condições naturais do processo de envelhecimento, mas também estabeleça entre quem está ao volante uma cultura de respeito às pessoas idosas.
Para a coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda, a iniciativa é bem-vinda na medida em que vai de encontro às demandas apresentadas pelos próprios frequentadores do local. “Muitas vezes eles apontam dificuldades de locomoção em calçadas, reclamam de pontos de travessia perigosos, se queixam da falta de respeito dos motoristas. Então, pensar o envelhecimento de forma diferente e focar na prevenção de acidentes, pensando em acessibilidade e segurança, parece ser um bom caminho”, afirmou.
Além do da zona oeste, a série de quatro reuniões será realizada também nos centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões leste e norte. A estimativa é que o último encontro em cada CCI ocorra em meados de 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa. A celebração tem o propósito de sensibilizar a sociedade para o impacto do envelhecimento da população. Dos 74 indivíduos que perderam a vida nas ruas e avenidas de Londrina no ano passado, 10 tinham 60 anos ou mais. Já em 2024, até abril, o grupo representa 4 dos 15 óbitos registrados.
Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU