CCI Oeste realiza roda de conversa sobre a cultura da Região Norte do Brasil
Atividade voltada à comunidade idosa será promovida nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, com a participação de estudantes da PUCPR
Para promover um momento de compartilhamento e enriquecimento cultural, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Oeste realiza uma roda de conversa com foco na Região Norte do Brasil nesta quarta-feira (29). Com início às 14h, a atividade será realizada na sede do CCI, localizada na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
A ação integra a oficina de memória promovida pela unidade e conta com cerca de 30 vagas para pessoas com idade a partir de 60 anos. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo telefone (43) 3375-0334 ou pelo número de WhatsApp (43) 3375-0307.
Conduzida em parceria com a PUCPR, a iniciativa terá a participação de quatro estudantes de Teologia oriundos dos estados do Amazonas e do Pará, e que participam de um projeto comunitário da universidade. Durante a roda de conversa, serão abordadas questões relativas à cultura regional e às experiências de vida dos participantes. Além disso, também serão preparados e degustados dois pratos típicos da região, o baião de dois e o munguzá.
Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, é muito positivo poder proporcionar às pessoas atendidas pelo CCI Oeste a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura nortista. “Através dos CCIs, buscamos ampliar os horizontes dos idosos de diversas maneiras, inclusive propiciando atividades voltadas ao conhecimento e à cultura. Recentemente, o CCI Oeste realizou uma ação do projeto Troca de Saberes, com foco na cultura japonesa, que foi muito bem recebida pela comunidade. Agora, fará essa roda de conversa sobre a cultura da região Norte do Brasil. Isso vai mostrar um pouco das riquezas do nosso país e também promover o senso de integração entre as nossas regiões”, afirmou Danelon.
A coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda, destacou que a ação terá a presença de pessoas idosas que já residiram na Região Norte e hoje frequentam a unidade. “Essa roda de conversa é voltada para aqueles idosos que têm afinidade ou gostariam de trocar experiências e aprender sobre assuntos tão interessantes. Em um país tão grande como o nosso, a diversidade cultural é riquíssima e tais ações nos possibilitam aprender e trocar experiências”, salientou.
O estudante Jamilson Domingos de Castro, que cursa Teologia na PUCPR, é um dos participantes da ação. Natural da cidade de Coari, no Amazonas, ele reside em Londrina há quase um ano e meio. Segundo Castro, o projeto comunitário de extensão da PUCPR reforça a importância do convívio com os idosos.
“Por sermos tão jovens, essa convivência nos mostra que devemos valorizar e cuidar dos idosos. Além do mais, ao compartilhar suas experiências de vida, eles nos convidam a refletir sobre nossa vida pessoal e comunitária. Por isso, é uma alegria poder participar dessa iniciativa”, sublinhou o estudante universitário.