CMTU inicia ação educativa de volta às aulas
Campanha vai orientar condutores e fiscalizar o trânsito ao redor das escolas
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) deu início ontem, 2, à edição 2015 da campanha educativa “Volta às Aulas”. A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU e tem como objetivo orientar e fiscalizar pais de alunos e demais condutores quanto ao uso correto das vagas de embarque e desembarque no entorno das escolas.
A Companhia estima que a frota de veículos aumente em 15% com o retorno das atividades escolares. Com o acréscimo na quantidade de carros circulando nas ruas e avenidas da cidade, outro número também cresce: o de vagas de estacionamento usadas indevidamente. Em frente às instituições de ensino, por exemplo, não é difícil encontrar pais à espera dos filhos enquanto estes ainda encontram-se no interior da escola.
De acordo com Daniele Pizzaia, coordenadora de Educação no Trânsito da CMTU, ficar parado com o carro ligado em áreas que deveriam ser de embarque e desembarque é um hábito incorreto, caracterizado como infração média no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A autuação gera perda de 4 pontos na carteira do motorista e multa de R$ 85,13. Mais que desrespeito ao CTB, “uma atitude imprudente como essa pode provocar acidentes, já que outros pais são obrigados a parar em fila dupla para realizar o embarque dos seus filhos, ao invés de estacionar no local adequado”, alerta Daniele.
Além das vagas de embarque e desembarque e da parada em fila dupla, outras infrações estão entre as principais a serem fiscalizadas durante a campanha: estacionamento em local proibido, a falta do cinto de segurança, do assento de elevação, da cadeirinha e do bebê conforto. A iniciativa vai envolver o diálogo com pais de estudantes e motoristas de vans escolares, visando garantir a segurança e a fluidez do trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos.
Até o próximo dia 24, com pausa para o recesso de Carnaval, 14 escolas das redes municipal, estadual e particular vão receber os agentes de trânsito. O cronograma foi montado previamente, em parceria com as instituições de ensino, com preferência àquelas que apresentam um histórico de trânsito truncado nos horários de aula. Contudo, outras escolas interessadas na campanha podem entrar em contato com o setor de Educação no Trânsito da CMTU pelo telefone 3379-7609 para agendar a visita (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira). A solicitação também pode ser feita pelo e-mail educacao.cmtu@gmail.com
Fotos: Assessoria CMTU