Longa-metragem londrinense “O Homem Crocodilo” é destaque no festival In-Edit Brasil
Filme dirigido por Rodrigo Grota mescla ficção e imagens de arquivo para abordar o inconsciente e o universo estético do compositor londrinense Arrigo Barnabé

O compositor e multiartista londrinense Arrigo Barnabé é o tema de “O Homem Crocodilo”, longa-metragem produzido na cidade que estreia no 16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical na segunda-feira (17), em São Paulo.
Com início às 20h30, a sessão será no tradicional CineSesc São Paulo. Posteriormente, o longa será exibido no dia 22 de junho, sábado, às 16h, no Spcine Olido, em um evento que incluirá um show de Arrigo Barnabé, no mesmo espaço, a partir das 18h. Por fim, a obra terá uma exibição na Cinemateca Brasileira, em 23 de junho, às 17h.
Além das sessões presenciais, o filme está disponível gratuitamente, de forma on-line, até o dia 23, por meio deste link.

Dirigido por Rodrigo Grota e realizado pela produtora Kinopus, “O Homem Crocodilo” é um dos seis longas que integram a Competição Nacional do In-Edit Brasil, que será realizado de 12 a 23 de junho.
O filme investiga o inconsciente e o universo estético do compositor londrinense Arrigo Barnabé, autor de álbuns clássicos como “Clara Crocodilo”, além de trilhas sonoras para cinema, teatro e composições eruditas em variados formatos. A partir de cenas ficcionais em que o músico atua, mescladas a material de arquivo, “O Homem Crocodilo” recria o universo musical e afetivo de Barnabé, também incluindo animações e outras linguagens artísticas.
Além do compositor, a obra tem a participação da atriz Maíra Kodama e da bailarina Ariela Pauli, que representam diferentes personas do artista. Tendo tido sua pré-estreia no Espaço Villa Rica, em Londrina, em 4 de novembro, o filme agora é lançado no circuito de festivais de cinema.
Segundo o diretor Rodrigo Grota, a repercussão de “O Homem Crocodilo” tem sido muito boa, e o filme foi tema de resenhas positivas publicadas em grandes veículos de imprensa como o portal G1 e a revista Carta Capital. Grota se disse muito feliz por levar “O Homem Crocodilo” ao In-Edit Brasil, destacando a importância e a visibilidade desse tradicional festival internacional de documentários.
“Eu já havia participado do In-Edit Brasil em 2009, com um filme chamado ‘Booker Pittman’, e vi que o festival é frequentado por entusiastas da música, assim como críticos e pessoas do meio cinematográfico e musical. É um evento que tem um público muito cativo, que comparece sempre e lota as sessões. Além disso, ‘O Homem Crocodilo’ vai ser exibido em três espaços de São Paulo com as quais eu tenho uma relação afetiva muito forte, incluindo o Cine Sesc da Rua Augusta, que é a minha sala de cinema favorita da cidade”, frisou.
O compositor Arrigo Barnabé afirmou que gostou de ter participado do filme e ficou muito satisfeito com o resultado da obra. “É uma coisa menos biográfica, mais livre, e que mescla o modo como eu me vejo e me interpreto com a forma pela qual o Rodrigo me vê”, realçou.
Apoios – A obra teve patrocínio do Governo do Estado do Paraná, através do Edital de Arranjos Regionais, realizado em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O filme também inclui imagens inéditas oriundas de produções anteriores realizadas pela produtora Kinopus com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Além disso, foram utilizados na produção da obra equipamentos disponibilizados pela Prefeitura, através do Núcleo de Produção Digital de Londrina (NPD).
(editada às 15h06 de 15 de junho de 2024)