Servidores do SAMU participam de curso sobre radioperação
O treinamento é voltado aos servidores que trabalham como radioperadores e tem participação da Guarda Municipal; segunda turma terá encontro na noite desta terça (18)
Com o objetivo de capacitar novos servidores e atualizar os que já exercem a função de radioperadores, a Prefeitura de Londrina, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Defesa Social (SMDS), está realizando um curso de desenvolvimento, atualizações e habilidades no serviço de radioperação. Dividido em duas turmas, o curso iniciou com um primeiro grupo na última quarta (12), e será finalizado nesta terça-feira (18), com participação da segunda turma. O conteúdo foi desenvolvido conjuntamente por servidores das duas secretarias, que também atuam na condução das aulas.
O público-alvo dessa formação são os servidores do cargo Técnico de Gestão Pública (TGP) e de Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (TARM), que exercem a função de radioperador no SAMU 192. Estão inscritas 21 pessoas, incluindo SAMU de Londrina, SAMU de Cambé, e SAMU de Cornélio Procópio.
Durante as aulas, os palestrantes se revezam para repassar diferentes seguintes temas. O enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da SMS, Douglas Lima Moura, aborda noções e conceitos de rádio comunicação e radioperação; o técnico em gestão pública Allan Ghering, aborda os temas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Ética. Já o guarda municipal André Portes trata dos temas de conflito e stress na função de radioperador, e os guardas municipais Daiane Neves e Darisson Aparecido Alves Ferreira falam sobre linguagem na rádio comunicação e gestão de recursos em catástrofes.
Além de palestrante, o enfermeiro Douglas Lima Moura idealizou e organizou a capacitação. “Esse curso é promovido pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU Londrina, mas como a Guarda Municipal também trabalha com sistema de radioperadores, achamos interessante fazer o convite e trazer a realidade deles para o curso. Essa formação visa capacitar tecnicamente, e atualizar conceitos e procedimentos operacionais padrão para os nossos trabalhadores de radioperação e telefonia auxiliar de regulação médica, o TARM”, contou.
Os guardas municipais que estão atuando como instrutores são disponibilizados pelo Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGM), da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS). Eles apresentaram como é o funcionamento do sistema de rádio digital, pelo qual é feita toda comunicação da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Londrina, além de fornecer orientações para a execução de uma comunicação clara e eficiente com as equipes que estiverem em atendimento.
O guarda André Portes, que também é psicólogo, abordou com a primeira turma a importância das Relações Humanas no Ambiente de Trabalho, com a finalidade de trabalhar os seguintes temas: Autoconhecimento, Relacionamentos, Gestão das Emoções e Gestão do Estresse.
“Eventos como esses são muito relevantes na contínua capacitação profissional, mas também, significativos para o desenvolvimento e crescimento pessoal de cada pessoa. São temáticas que nos interessam e fazem parte do nosso cotidiano. Foi uma satisfação poder fazer parte desse encontro e espero ter contribuído de forma satisfatória com meu conhecimento”, afirmou Portes.
Além dessas abordagens, o curso também conta com dinâmicas e avaliação prática em campo com equipe modular do SAMU, e problematização e rodas de conversa sobre a função de radioperador.