Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre o Projovem Urbano
Evento será realizado nesta quarta-feira (19), às 19h30, no Complexo Educa; novas turmas do Projovem estão previstas para 2025

Para que a comunidade londrinense conheça mais sobre o Programa de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) fará uma apresentação na noite desta quarta-feira (19), a partir das 19h30, no Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400). O evento deve reunir, além da equipe da SME, instituições parceiras, conselhos e lideranças comunitárias envolvidas com o público-alvo do programa, que são os jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.
Esse encontro terá participação da consultora da Unesco para o Ministério da Educação, Carolina Alencar, trazendo informações sobre a nova edição do programa, prevista para 2025. Ela também deve apontar sugestões de como alcançar os resultados pretendidos pelo Programa, enquanto responsável pelo acompanhamento dos municípios brasileiros da região sul.

A secretária municipal de Educação, Mariângela Bianchini, citou que a Rede Municipal de Ensino de Londrina já participa do Projovem há muitos anos. “Aprendemos muito durante as várias edições e hoje temos orgulho do trabalho que vem sendo realizado. Acredito que é uma política pública assertiva e necessária, que oportuniza aos jovens londrinenses o ingresso no mercado de trabalho”, frisou.
No início de junho, uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação esteve em Brasília, juntamente com quatro alunos do Projovem de Londrina, para acompanharem o lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Dentre as ações que compõem o pacto, voltado à valorização da EJA – Educação de Jovens e Adultos e da educação profissional, está o novo ciclo do Projovem nas modalidades Urbano e Campo.
De acordo com a coordenadora do Projovem na SME, Sandra Claudina da Silva, atualmente os municípios aguardam a publicação de resolução, por parte do Governo Federal, para que possam aderir ao programa e iniciar a divulgação das turmas. “De acordo com o cronograma que nos foi apresentado em Brasília, a previsão de início das novas turmas será em fevereiro de 2025. Após a publicação da resolução e adesão do Município, será divulgado o cronograma de matrícula para comunidade”, adiantou.
A coordenadora explicou que o Projovem possui alguns diferenciais em relação à EJA, que é ofertada regularmente na rede municipal de ensino para adolescentes, jovens e adultos que ainda não concluíram seus estudos. “O Projovem é destinado a jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando a conclusão desta etapa por meio da EJA integrada a uma qualificação profissional e desenvolvimento de ações comunitárias, com exercício da cidadania. O curso oferta uma sala de acolhimento com professora para atender crianças de zero a oito anos, filhos das estudantes que não tem com quem deixar suas crianças para estudar. E está prevista para essa próxima edição uma bolsa no valor de R$100,00 mensais para ajuda de custo ao estudante”, complementou.
Na reunião dessa quarta-feira (19), o público saberá esses e outros detalhes a respeito do Projovem, de forma a contribuir para a divulgação da próxima edição e, também, incentivo para novas inscrições. “Ao aderir ao Programa Nacional de Inclusão o jovem terá uma formação integral que, além da elevação da sua escolaridade para o 9º ano, terá aproximadamente 400 horas de qualificação profissional e cerca de 80 horas de experiências sociais em uma disciplina de participação cidadã. E os recursos de suporte do programa, como a sala de acolhimento, também tornam possíveis que muitos jovens que não teriam como frequentar a escola possam fazê-lo. Essa sala é um ambiente seguro com uma professora exclusiva para atender as crianças, filhos das estudantes e que vão receber a mesma alimentação que a mãe. Dessa forma, a educanda pode ter tranquilidade para estudar sabendo que seus filhos estão em segurança e próximos dela”, finalizou a coordenadora.