Cine Cequinha exibe filme paranaense “Alice Júnior” no Grafatório
As exibições do projeto vão até novembro, circulando por várias regiões da cidade, e a cada mês uma temática diferente é debatida; em junho, o coletivo traz filmes LGBTQIAP+

Nesta quinta-feira (27), a partir das 19h30 no Grafatório, o projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina” exibirá o longa-metragem de ficção “Alice Júnior” (2019) do diretor paranaense Gil Baroni. Esta é a segunda exibição com a temática LGBTQIAP+, que busca refletir a partir de obras cinematográficas brasileiras outras formas possíveis de existências, dando visibilidade à pluralidade, contribuindo minimamente no combate ao preconceito e à homofobia, que tanto mata em nosso país. Após a exibição, como de costume, haverá um bate-papo sobre o filme.

O filme conta a história de Alice Júnior, uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos, mas que, depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.
De forma leve e divertida, “Alice Júnior” nos convida a mergulhar nas questões de uma adolescente trans, fugindo das representações midiáticas da transsexualidade nas grandes mídias e em muitos filmes que assistimos por aí, histórias sempre enfadonhas, previsíveis e reiteradamente com finais infelizes ou trágicos.
O Cine Cequinha atua de forma independente com sessões gratuitas de cinema & prosa na cidade há mais de 10 anos. As exibições do projeto deste ano contam com patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria de Cultura de Londrina, passando por espaços parceiros (Espaço Nave, Assentamento Eli Vive, Wãre, Alma Brasil, Grafatório e Ciranda da Cultura), além de sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade (Lago Norte, Lagoa Dourada “Zerinho”, Praça Serra das Laranjeiras, Praça Acquaville). O objetivo é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição, trabalhando a formação de público e fruição artística através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.
O ciclo de sessões vai até novembro, trazendo temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAP+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.
A programação completa do projeto Cine Cequinha pode ser conferida pela página no Instagram @cinecequinha e no grupo informativo no WhatsApp.