Londrina realiza primeiro encontro para catadoras
Intenção foi apresentar as ações realizadas pelas secretarias municipais e órgãos governamentais em prol das políticas públicas específicas
Na manhã de hoje (4), Londrina foi palco do I Encontro de Políticas Públicas para Mulheres Catadoras do Comitê Norte. A iniciativa pioneira teve como objetivo apresentar às trabalhadoras as ações e políticas desenvolvidas no município e região, a fim de auxiliá-las no empoderamento político e no reconhecimento de seus direitos.
Para tanto, foram realizadas troca de experiências, atividade cultural, palestra, oficina temática e plenária. A diretora da Cooper Região, Verônica Cardoso, explicou que é importante discutir as políticas públicas com as catadoras para que elas tenham conhecimento de seus direitos e saibam como acessá-los. “Achamos que precisávamos deste encontro para trocar experiências e fortalecer a classe. Muitas catadoras desconhecem como acessar os direitos como, por exemplo, aquelas que sofrem violência doméstica e não sabem a quem procurar. Então, a intenção é trazer conhecimento para que as mulheres possam usar seus direitos”, disse.
Atualmente, Londrina conta com cerca de 300 mulheres que exercem a profissão. O primeiro encontro conseguiu reunir mais de 65% delas, visto que estiveram presentes cerca de 200 mulheres. Em nível de Brasil, as catadoras representam 85% da classe.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, ressaltou a importância da participação de outras cidades paranaenses e paulistas. “É importante nos reunirmos e expandirmos nosso trabalho até cidades como Ourinhos, Lençóis Paulista e Campinas, porque hoje foi um dia de enfrentamento dos preconceitos.”
O evento foi promovido pelo Comitê Regional Norte Paranaense em parceria com as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e Assistência Social e contou com a presença de trabalhadoras das cinco cooperativas de reciclagem de Londrina, Movimento Nacional dos Catadores, Ministério Público do Paraná, Associação Nós do Poder Rosa, Universidade Estadual de Londrina, Cáritas Arquidiocesana de Londrina, da consulesa honorária de Portugal em Londrina, Mitue Martins, além de profissionais de Arapongas, Ibaiti, Cornélio Procópio, Cambé, Wenscelau Braz, Nova Esperança, Campinas, Ourinhos e Lençóis Paulista.
Fotos: Vivian Honorato