Comitê de Aleitamento faz primeira reunião de 2015 - Blog Londrina
Cidadão

Comitê de Aleitamento faz primeira reunião de 2015

Reunião discute os projetos do comitê para 2015; ações do CALMA refletem na saúde de mães e crianças em período de amamentação

 

calma.aleitamento.ARQUIVO.2Nesta quarta-feira (11), às 14 horas, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a primeira reunião de 2015. A pauta principal discutirá ações que darão suporte à amamentação das crianças dos Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI), menores de um ano. O trabalho do Calma envolve as ações para promoção de uma cultura de valorização do aleitamento materno na cidade e região. A reunião acontece no Centro Pastoral, rua Dom Bosco, nº 145, Jardim Dom Bosco.

Na reunião, as demais pautas incluem a elaboração das atividades para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015, que ocorre de 1 a 7 de agosto, e o fortalecimento da Rede de Atenção,com ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, entre as instituições integrantes do comitê. As instituições integrantes do comitê que ainda não enviaram os nomes dos profissionais de saúde que irão compor esta Rede de Atenção devem fazê-lo até esta terça-feira (10).

Atualmente, 18 instituições integram o Calma: secretarias municipais de Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres; Associação Médica de Londrina – Departamento de Pediatria; Unifil – cursos de Enfermagem e de Nutrição; Hospital Mater Dei; Hospital Infantil; Universidade Estadual de Londrina; Hospital Evangélico; Hospital Araucária; Unopar – curso de Nutrição; 17ª Regional de Saúde; Pastoral da Criança; Instituto Federal do Paraná; Unimed; Deleite; secretarias municipais de Saúde de Cambé e Rolândia.

Apoio ao aleitamento nos CMEIs

As nutricionistas Franciele de Souza e Helen Aline de Aguiar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde irão apresentar o momento científico, com o tema “Sensibilização nos CMEIs de Londrina sobre Aleitamento Materno”. Segundo a coordenadora do Calma, enfermeira Lilian Poli de Castro, a apresentação do trabalho, desenvolvido juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, tem como finalidade incentivar as mães a continuarem a amamentar seus filhos mesmo tendo que voltar ao trabalho.

“Com o término da licença maternidade das mães, a volta ao trabalho é um dos grandes motivos de desmame das crianças menores de um ano. Ações como esta, irão refletir diretamente na saúde do binômio “mãe filho” e sua família. O nosso objetivo é conseguir aumentar o número de mães que possam trabalhar e amamentar”, enfatizou a enfermeira.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal