Secretaria de Defesa Social registra 10.837 atendimentos no primeiro semestre em Londrina
Números remetem aos serviços prestados pela Guarda Municipal de Londrina, através do telefone 153, e pela Defesa Civil municipal, pelo número 199
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do setor de Estatística, informa o balanço dos principais atendimentos prestados pela Guarda Municipal de Londrina e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), durante o primeiro semestre de 2024. A instituição completa 14 anos de atividades hoje, 5 de julho.
Trote e engano
A Central da GM registrou, nos telefones 153 e 199 da Defesa Civil, 34 ligações por engano e 23 trotes. Os números estão reduzindo ao longo do tempo, graças ao trabalho preventivo e informativo realizado pelas equipes operacionais, por meio da divulgação do projeto “Informar para Proteger”. A Secretaria ressalta a informação de que chamadas como estas atrapalham o serviço prestado pela instituição e, por isso, é importante conscientizar crianças e adolescentes.
Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atendeu, neste primeiro semestre, 168 ocorrências. Dessas, 114 foram referentes a quedas de árvores, 19 alagamentos, 15 de contenção de derramamento de óleo nas vias, 11 deslizamentos, cinco destelhamentos e quatro inundações.
Ainda no primeiro semestre, a Defesa Civil coordenou a campanha municipal de arrecadação de donativos SOS RS. O órgão realizou o envio, com apoio do corpo de voluntários, de mais de 200 toneladas de mantimentos para as pessoas atingidas pelas chuvas. No período, o órgão acompanhou, ainda, três simulados de emergência realizados brigadistas e equipes de primeiros socorros em empresas membros do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
Os agentes da Compdec fizeram 92 vistorias em estruturas físicas de casas, em estabelecimentos comerciais, e em imóveis em estado de abandono, em áreas de risco de alagamento, deslizamento, entre outros, a fim de identificar e evitar possíveis problemas.
Guarda Municipal Escolar
Durante o primeiro semestre, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) atendeu, por meio do projeto Guarda Municipal Mirim, cerca de 215 crianças de sete turmas diferentes, dos quartos anos de quatro escolas municipais. No decorrer de 16 encontros, foram trabalhadas as seguintes temáticas: Regras, Cidadania, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas, e Disciplina usando a ordem unida como método.
Plano de Patrulhamento Escolar
A Guarda Municipal de Londrina segue intensificando a presença, nas unidades escolares municipais, por meio das equipes das viaturas das áreas. No primeiro semestre deste ano, durante 96 dias letivos, foram registradas 7.965 ações de acompanhamento nos períodos de entrada, saída e patrulhamento preventivo no entorno dos prédios públicos. O serviço ocorreu, ainda, durante à noite, nas escolas que prestam o serviço de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Patrulha Maria da Penha
Entre janeiro e junho, a Central de Emergência 153 e o aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal registraram 197 chamadas relativas à Patrulha Maria da Penha, sendo 96 para atendimento a vítimas que possuíam medida preventiva expedida pela justiça, 64 a vítimas de violência sem medida protetiva, e 37 casos de lesão corporal/violência doméstica. No período, 57 agressores foram presos em flagrante. Do total de acionamentos, 46 foram por meio do botão de emergência do aplicativo 153 cidadão.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço personalizado da GM, implantado em Londrina no dia 6 de julho de 2015. Por meio do serviço, agentes capacitados atuam 24 horas por dia, todos os dias, em conjunto com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulher. Desde 2017, já prestou 2.766 atendimentos, dos quais 1.652 foram em casos de descumprimento de medida protetiva, 982 em casos em que a vítima não possuía o documento, e 132 casos de lesão corporal/violência doméstica.
Fiscalização de trânsito
A Guarda Municipal realizou diversas ações de fiscalização de trânsito durante os seis primeiros meses do ano. O principal objetivo é garantir maior fluidez e segurança para os condutores e pedestres da cidade. Ao todo, foram lavrados 10.146 autos de infração de trânsito e 610 veículos foram recolhidos ao pátio municipal, por flagrante de pendências nas documentações, entre outros problemas.
Apreensão de entorpecentes
As equipes operacionais da GM apreenderam pouco mais de 29 kg de entorpecentes durante as suas atividades diárias. Boa parte deles, apreendidas em ocorrências no entorno de unidades escolares e outros prédios públicos. Do total, 25,939 kg dos entorpecentes eram de maconha; 2,606 kg de cocaína; 482 gramas de crack; 102 comprimidos de ecstasy; 43 frascos de lança perfume e 11 porções de haxixe.
Todos os números apresentados foram contabilizados pelo setor de Estatística da instituição e resultam do trabalho integrado entre todos os guardas municipais coordenados pela diretoria operacional, inspetorias e supervisões dos grupamentos: Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), Guarda de Trânsito (GTran), Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Guarda Municipal Patrimonial (GMP), Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), Guarda Municipal Rural, Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e Guarda Municipal Patrimonial (GMP).
Outros destaques
Entre janeiro e junho de 2024, a Guarda Municipal registrou 513 ações de apoio aos outros órgãos públicos (Samu, secretarias municipais, outras instituições); 152 ocorrências de apoio durante o recolhimento de animais de grande porte; 99 ocorrências de tráfico de drogas; 65 autuações da lei seca municipal; 23 foragidos da justiça localizados (cumprimento de mandado de prisão); recuperou 15 veículos localizados com alerta para furto ou roubo, entre outros atendimentos.
Serviço
Os telefones 153 da Guarda Municipal de Londrina e 199 da Defesa Civil Municipal continuam à disposição da comunidade londrinense. Os serviços oferecidos pela instituição também podem ser acionados pelo aplicativo 153 Cidadão, disponibilizado gratuitamente para qualquer telefone celular.