Destaques

26º Festival Kinoarte de Cinema oferece programação de atividades gratuitas

Mostra conta com mais de 50 filmes entre obras de ficção e documentários; também são oferecidas oficinas de capacitação para profissionais do setor audiovisual

A 26ª edição do Festival Kinoarte de Cinema já começou e a programação gratuita que encanta os cinéfilos pés-vermelhos está a todo vapor. No total, o evento apresentará mais de 50 filmes entre ficções e documentários. Alguns destaques são as competitivas de curtas-metragens, os debates e a tradicional sessão infantil Kinocidadão. A mostra também promove atividades de mercado, em que produtores locais têm a chance de apresentar seus projetos para importantes players nacionais. Os eventos são gratuitos e acontecem no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211, Centro), com algumas exibições na Concha Acústica e Zerão.

Durante os 17 dias de festival, o público é convidado a experienciar o cinema com outros olhos, além de aprender e se aprimorar profissionalmente na sétima arte. O curador do evento, Artur Ianckievicz comentou que, desde as primeiras reuniões da organização, a ideia fundamental da 26ª edição era trazer para o cinema pessoas que não costumavam frequentar o festival. “Daí veio a ideia de incorporar novas linguagens artísticas como a projeção visual mapeada, feita nas noites de quinta e sexta em um dos prédios da Gleba Palhano, e a exibição de um filme com sua trilha sonora sendo executada ao vivo. O que mais esperamos é conseguir ampliar e fidelizar o público do festival de cinema mais tradicional do estado do Paraná”, frisou.

Entre as exibições mais aguardadas pelo público estão as competitivas de curtas-metragens. Mais de 40 obras foram selecionadas em quatro categorias: Ibero-Americana, Nacional, Paranaense e Londrinense.

A Competitiva Londrinense apresenta 14 curtas que concorrerão aos prêmios de melhor curta-metragem, tanto por júri popular quanto pelo júri oficial. As exibições são realizadas diariamente às 20h até sábado (1º), com trabalhos de temas diversos, abrangendo desde música e expressão urbana até questionamentos sobre contrastes entre a realidade e a distorção mental.

No final de semana, os cinéfilos poderão conferir as sessões da Competitiva Nacional, com 17 curtas sendo exibidos entre os dias 2 e 3.

Divulgação

“Para o cinema local, é a oportunidade que as pessoas que produzem cinema aqui em Londrina têm de exibir seus trabalhos na tela grande, junto com longas que se destacaram nacionalmente”, comentou Ianckievicz.

Já no cenário nacional, o curador salienta que o Festival Kinoarte de Cinema é o festival do gênero que acontece há mais tempo no Paraná. “O fato de ter a premiação em dinheiro para a competição de curtas-metragens nacionais faz com que os melhores curtas produzidos no país inteiro no decorrer do ano possam ser conferidos no cinema de Londrina”, realça.

Além dos curtas, serão exibidos diversos longas-metragens até o dia 3 de novembro.  “O Dia que te Conheci”, “Não Existe Almoço Grátis”, “As Mães do Derick”, “O Sol das Mariposas” e “O Clube das Mulheres de Negócios” são alguns dos nomes destacados pela equipe do festival.

Oficinas – A partir de sábado (2), o Festival Kinoarte oferecerá quatro oficinas gratuitas com o objetivo de incentivar o aprimoramento dos profissionais do cinema na cidade. Quem busca aprender mais sobre design e posicionamento pode se inscrever para a oficina de Identidade Visual para Projetos Audiovisuais, que abre a programação de cursos. Os interessados também poderão aperfeiçoar suas habilidades técnicas nas oficinas de Assistente de Câmera e Elétrica e de Maquinaria, que acontecem do dia 4 ao dia 8 de novembro.

A última oficina, sobre Captação de Som para Cinema, será realizada nos últimos dias do festival, 8 e 9 de novembro. Para realizar a inscrição em qualquer uma das oficinas ou conferir a programação completa da mostra, basta acessar o site do evento.

O Festival é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através de edital da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Londrina, e da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. A produção é da Leste e Kinoarte.

Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos