Passeata contra a dengue é realizada na Selva
Crianças se vestiram de mosquitos da dengue, utilizaram cartazes e panfletos; o objetivo foi sensibilizar a população sobre a doença
No início da tarde de hoje (8), alunos da Escola Municipal Jadir Dutra, que fica na rua Reinaldo Benis, 34 – Patrimônio Selva, saíram numa passeata contra a dengue pelas ruas do patrimônio. Aproximadamente 95 alunos do período vespertino, 8 professores e moradores da região participaram da ação. A passeata teve inicio às 12h30 e terminou às 13h30.
Os alunos do 1º ao 5º ano confeccionaram panfletos, cartazes e máscaras para alertar a população local sobre os perigos da doença. “A passeata foi excelente, as pessoas saíram para ver o que estava acontecendo e as crianças se sentiram super importantes por sensibilizar a população”, contou a diretora da Escola Municipal Jadir Dutra, Célia Márcia Rossi Faria.
Os estudantes participaram de várias aulas para aprender sobre a dengue, como descartar o lixo de forma correta, identificar locais que possam acumular água e sintomas da doença. “O que eles escutam na escola tem um peso muito grande em casa, e quando eles percebem a família fazendo algo errado, que contribua para a proliferação do mosquito, eles falam para os pais, e assim inicia a reeducação da população quanto à dengue”, ressaltou a diretora da escola.
Segundo a educadora de Endemias, Lucimara Vasconcelos, o objetivo da passeata foi diminuir os casos de dengue no patrimônio e mobilizar a população quanto ao armazenamento de objetos desnecessários que possam acumular água. “Nós já fazemos um trabalho de visitar as casas e orientar os moradores, porém é necessário chamar a atenção das pessoas de forma eficaz e rápida”, destacou.
A ação foi resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, Escola Municipal Jadir Dutra e Associação de Moradores do Patrimônio Selva.