Município debate industrialização
Intenção é modificar a matriz econômica da cidade através do crescimento da industrialização
Na manhã de hoje (17), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, esteve reunido com o presidente da Acil, Valter Luiz Orsi, com o gerente de projetos da Agência Paraná de Desenvolvimento, Gean Alberine, e representantes de poder público e privado para debater medidas de desenvolvimento econômico de Londrina e a industrialização da cidade. O “Seminário Industrializa Londrina” foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
O prefeito explicou que o seminário é uma convergência da sociedade civil organizada, da Prefeitura e da população, que já compreenderam a necessidade de se modificar a matriz econômica do município com o crescimento da industrialização. “Em 2002, Londrina tinha 25% da atividade econômica vinculada à indústria e, ao longo do tempo, esse número decresceu para 18%. Então, precisamos ter políticas específicas para recuperar essa participação e tornar nossas contas mais sólidas, para podermos oferecer à população serviços públicos em maior quantidade e melhor qualidade”, disse Kireeff.
Durante o encontro, a Agência Paraná de Desenvolvimento apresentou o diagnóstico econômico do município feito pela entidade, em que se identificam as deficiências da cidade na questão de atração de investimentos. O diagnóstico configurou Londrina como uma cidade polo e evidenciou a concentração da matriz econômica do município em comércio e prestação de serviços.
O gerente de projetos da Agência Paraná de Desenvolvimento, Gean Alberine, explicou que o objetivo principal do trabalho é descentralizar um pouco a matriz econômica e produtiva do município. “Londrina é bem posicionada, mas na questão da atração de investimentos mais qualificados, principalmente os industriais, que têm uma capacidade de desencadeamento de investimentos maiores, precisa criar um consenso de que melhores estruturas tornam o município mais interessante para os investidores. Quanto maior as relações tanto com o exterior quanto para outros estados do país, mais vigor econômico a cidade terá”, destacou.
Agência – Além dos resultados da pesquisa realizada com 230 empresários londrinenses, os participantes debateram os caminhos e as soluções para a industrialização de Londrina e a possível criação de uma Agência Municipal de Desenvolvimento. Os frutos deste encontro servirão de base para a segunda fase do Plano Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que surgiu a partir de um convênio assinado entre a Prefeitura, a Acil e a Agência Paraná de Desenvolvimento, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina de 2014.
Fotos: Vivian Honorato