Saúde prepara o segundo LIRAa do ano
Resultado do levantamento será divulgado na próxima semana; aproximadamente 240 agentes de endemias são mobilizados nas atividades
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta sexta-feira (17) os números atualizados da dengue em Londrina. Desde janeiro até agora, foram registradas 3.024 notificações relativas à doença, sendo 663 casos confirmados no município. Outros 1.413 casos estão em andamento e aguardam resultados de exames.
O setor de Endemias da SMS está finalizando o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, que terá seu resultado divulgado na próxima semana. O trabalho é realizado em todas as regiões da cidade para avaliar quantas casas possuem focos da dengue. Com base nos dados levantados, serão organizadas novas ações de combate ao mosquito da dengue nas regiões mais infestadas.
Aproximadamente 240 agentes de endemias são mobilizados nas atividades, que incluem a coleta de amostras de água parada para verificar se há larvas do mosquito, além do combate aos focos. As amostras coletadas nas visitas são analisadas em laboratório para identificar quais são os tipos de larvas e em quais estágios elas estão.
O setor de Endemias informou que, em decorrência da verificação de dados do LIRAa, novas ações de combate à dengue serão preparadas a partir da semana que vem.
Foto: arquivo