Kireeff defende menor reajuste para financiamento agrícola
Solicitação foi feita à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante evento na 55ª ExpoLondrina
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, defendeu, nesta sexta-feira (17), o menor reajuste possível na taxa de juros para o financiamento agrícola do próximo Plano Safra. Ele fez o pedido à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante seu pronunciamento na reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, realizada durante a 55ª edição da ExpoLondrina, no Parque de Exposições Ney Braga. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também esteve presente ao evento.
“Cada ponto percentual na taxa de juros aplicado no bolso do produtor significa bilhões de reais que deixam de circular na economia regional e deixam de gerar riqueza e emprego”, salientou Kireeff, que foi bastante aplaudido pelos participantes da reunião. “O setor produtivo de cidades como Londrina conta com o apoio da senhora para que o ajuste seja o menor possível, pois terá impacto direto no agronegócio”, complementou.
Segundo a ministra Kátia Abreu os juros do Plano Safra serão anunciados no final deste mês ou, no máximo, na primeira semana de maio. “Nada será feito para inviabilizar a agricultura, para que esse setor, que sempre ajudou o Brasil em todos os momentos, continue cooperando com o País”, afirmou.
Ainda de acordo com a ministra, para o pré-custeio serão viabilizados R$ 7 bilhões pelo Banco do Brasil e R$ 2 bilhões pela Caixa Econômica Federal, para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (PRONAMP).
Além do prefeito Alexandre Kireeff e das ministras, compuseram a mesa de honra do encontro, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Moacyr Sgarioni, o secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o deputado federal, Sérgio Souza, que foi autor do requerimento para a realização da reunião em Londrina e outros deputados federais e estaduais.
Participaram do evento lideranças políticas, produtores rurais e entidades de classe. A reunião da Comissão aconteceu em Londrina por sugestão e solicitação do deputado federal Sérgio Souza, devido à importância do evento no calendário do setor agropecuário nacional. Na pauta estavam os seguintes assuntos: Plano Safra, Seguro Agrícola, Problemas Fundiários e Agrícolas que podem afetar o desenvolvimento agropecuário.
Fotos: Vivian Honorato