Secretaria de Assistência Social promove “Operação Noite Fria”
Será ampliada a capacidade de atendimento das instituições acolhedoras de pessoas em situação de rua, durante o período de maior frio
Com o intuito de intensificar as ações no atendimento à população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social, irá realizar a “Operação Noite Fria” de 1º de maio a 15 de setembro. Serão ampliadas 40 vagas em dois abrigos que integram a rede de acolhimento para pessoas em situação de rua. Serão 20 vagas a mais na Casa do Bom Samaritano e 20 na Associação Pão da Vida. As instituições Serviço de Obras Social (SOS) e Fraternidade de Aliança Toca de Assis se dispuseram a intensificar os atendimentos no período.
Para que a operação possa ser realizada serão repassadas, para as duas entidades que aderiram à ação, R$ 126 mil, do Fundo Municipal de Assistência Social, para custos com alimentação, higiene e vestuário, se necessário. As entidades também vão receber o adicional de R$ 7,8 mil para aquisição de equipamentos, como camas e colchões.
A secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, ressaltou que a intenção é que nenhuma pessoa, em Londrina, fique sem acolhimento nos dias mais frios. Ela explicou que é uma ação excepcional, durantes os cinco meses mais frios do ano. “Estou fazendo contato, também, com outras instituições que podem ajudar no atendimento a estas pessoas”, disse.
A diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nivia Maria Polezer, disse que os encaminhamentos das pessoas aos abrigos se darão através da equipe de abordagem da Secretaria ou pela equipe do Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. Nivia Maria informou que a população pode acionar a equipe de abordagem, caso tenha conhecimento de pessoas que precisam ser atendidas. Basta ligar nos telefones 3378-0417, 9991-1894 e 9991-4568. O horário de atendimento é das 7 às 22h30 durante a semana, das 9 às 20h aos sábados e das 9 às 15 aos domingos.
Atualmente, uma equipe de 41 servidores, incluindo psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, técnicos de gestão e motoristas, trabalha nos serviços de abordagem e atendimento às pessoas em situação de rua em Londrina, fazendo abordagens programadas.
Pessoas interessadas em fazer doações para as entidades acolhedoras podem ligar diretamente nos locais, nos telefones: Casa do Bom Samaritano 3339-1379; Associação Pão da Vida 3343-3529; Serviço de Obras Sociais (SOS) 3024-4420 e Toca de Assis 3348-2478.
Foto: Divulgação – MDS