Bibliocircuito entrega obras de Clarice Lispector para Londrina
Nesta segunda-feira (2), projeto realiza sarau literário na Biblioteca Pública Municipal, com doações de livros da escritora brasileira
A entrega de doações de obras da escritora Clarice Lispector e sobre seu legado para a Biblioteca Pública de Londrina marca o encerramento da edição 2024 do projeto Bibliocircuito nesta segunda-feira (2), às 19h, na Avenida Rio de Janeiro, 413. Além da exposição dos livros novos ou raros da escritora doados pela comunidade, por meio da campanha “Dar a Mão a Alguém”, haverá um sarau literário com atores e convidados.
Dirigida pelo curador Renato Forin Jr., a apresentação, intitulada “Felicidade Clandestina”, terá leitura de trechos de livros de Clarice, com projeção de textos e imagens que marcaram vários momentos da trajetória da escritora.
O Bibliocircuito 24 – Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector começou em maio, com oficinas e o evento de ocupação da Biblioteca Pública. Esta atividade reuniu centenas de participantes durante três dias de conferências, debates, mesas, instalação, exibição de filme, lançamento de livro, sarau cênico-musical, performance de poesia falada e espetáculo teatral.
Lançada durante este evento, a campanha “Dar a Mão a Alguém” prosseguiu nas redes sociais e também foi encampada pela rádio UEL FM, que veiculou spots de textos de Clarice Lispector lidos por escritores, jornalistas e artistas da cidade. Agora, o Bibliocircuito faz a entrega das obras nas comemorações dos 90 anos de Londrina.
Além de complementar o acervo já existente na Biblioteca Pública, a campanha proporcionou também a reposição de livros usados por edições atualizadas e a aquisição de caixas com a obra completa da escritora. O público poderá encontrar romances, contos, crônicas e literatura infantil de Clarice Lispector, além de títulos sobre a vida e a obra desta que é uma das maiores escritoras brasileiras.
O Bibliocircuito 24 é um projeto patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e tem apoio da Biblioteca Pública de Londrina e Rádio UEL FM. Esta edição foi realizada pelo Instituto Cidadania.
Acervo atualizado
As doações para a campanha foram feitas pela comunidade londrinense e por pessoas de outras cidades. O destaque fica com a obra da própria autora: são mais de 50 volumes que compreendem a quase totalidade da produção clariciana em romances, contos, crônicas, cartas e literatura infantil.
O novo acervo inclui ainda importantes títulos sobre a vida e a obra de uma das maiores escritoras brasileiras: biografias, análises literárias e estudos multidisciplinares. Além de complementar o acervo já existente na Biblioteca, a campanha proporcionou também a reposição de livros usados por edições atualizadas e a aquisição de caixas com a obra completa da escritora.
Os livros doados devem formar o principal acervo público de Clarice Lispector da cidade e ficarão à disposição de toda a população londrinense de forma acessível e gratuita. “Quem quiser se iniciar ou se aprofundar em Clarice Lispector ou na própria literatura moderna brasileira vai ter na nossa Biblioteca Pública a sua casa”, afirma Luciano Bitencourt, idealizador do Bibliocircuito.
A diretora de Bibliotecas Públicas Municipais, Leda Maria Araújo, ressalta que outro ganho do equipamento cultural, além do acervo, é colocar em prática um novo método de doação de livros novos. “Sem que o poder público abra mão de sua responsabilidade de atualizar o acervo de livros, a comunidade pode e deve participar com doações orientadas de livros de autores, movimentos literários e temas”, complementa.
Texto: Assessoria do projeto Bibliocircuito.