Londrina Mais Histórias reuniu cerca de 25 mil pessoas
Essa foi a sétima edição do evento educacional, que ofereceu palestras formativas, apresentações culturais e exposição de atividades da rede municipal

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a Prefeitura de Londrina realizou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a sétima edição do Londrina Mais. O grande encontro reuniu um público de, aproximadamente, 25 mil pessoas no Parque de Exposições Ney Braga, onde foi possível conferir apresentações culturais, exposições de projetos desenvolvidos pela rede municipal de ensino, lançamentos, palestras e muito mais.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, essa edição do Londrina Mais, que contou a história dos 90 anos de Londrina, foi um marco. “Todos os estandes estavam muito emocionantes porque contam histórias de todos os dias da nossa cidade. Além de toda a formação que aconteceu, toda a atividade científica, todas as pesquisas mostradas, teve muita emoção. Então fica marcado o sétimo evento como emocionante”, celebrou.

Batizada de “Londrina Mais Histórias”, essa edição do evento educacional contou com 5.800 participantes inscritos em 11 palestras, realizadas na sexta-feira (29) pela manhã e tarde. Essas atividades foram direcionadas a profissionais que atuam na área da educação, seja na rede pública ou privada, e abordaram temas diversos, como saúde e bem-estar, inteligência artificial, cultura afro-brasileira, literatura e outros.
Entre os expositores do Londrina Mais Histórias, estavam 90 unidades escolares, que levaram para os estandes seus projetos e atividades executados no decorrer do ano letivo. Participaram ainda três secretarias municipais (Defesa Social, Assistência Social e Políticas para as Mulheres), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e outros cinco parceiros da SME: Sicoob, Sebrae-PR, Griô, Unimed Londrina e Facti.
Nos estandes, as escolas abordaram muitos aspectos da história de Londrina, com trabalhos que trouxeram experiências relacionadas aos bairros onde essas unidades estão inseridas. Os temas trabalhados incluíram, por exemplo, a história do café, do Londrina Esporte Clube (LEC) e de pontos relevantes da cidade, entre outras histórias.

Celebrando antecipadamente o aniversário de Londrina, que em 2024 fará 90 anos, o Londrina Mais lançou a quinta edição da Revista Eletrônica da Educação e Londrina (REDE). Com distribuição de versão impressa durante o evento, a publicação compilou artigos alinhados ao tema “Londrina 90 anos: Trajetória da Educação no Município”.
Além disso, milhares de pessoas foram prestigiar as apresentações dos alunos participantes do Programa Vencer, da Secretaria Municipal de Educação. Já na abertura do evento, no dia 28, o público teve contato com performances de dança, ballet, ginástica rítmica, artes circenses e esportes, além da interpretação do Hino de Londrina, cantado por uma aluna da rede municipal.

O Programa Vencer retornou no sábado (30), com 17 modalidades participando do Festival Esportivo e Cultural. Na ocasião, foram apresentadas as atividades de judô, karatê, taekwondo, atletismo, futsal, handebol, badminton, basquete, circo, ballet, teatro, dança, ginástica rítmica, psicomotricidade, xadrez, capoeira, e esporte de aventura. Essas performances foram realizadas durante todo o sábado (30), com presença de 8.000 alunos e seus familiares.
Segundo a integrante da equipe do Londrina Mais, Carla Cordeiro, a sétima edição foi um grande sucesso, em todas as esferas. “Consideramos este o maior evento educacional do sul do Brasil, e mais uma vez superou as expectativas com sucesso. O evento proporcionou grandes momentos a toda comunidade escolar, familiares, alunos professores, gestores e profissionais da educação”, avaliou.