Destaques

Londrina abre nova fase de relações com a cidade italiana de Módena

Grupos de trabalho serão criados pelas duas cidades para intermediar e prospectar novos negócios nas áreas de comércio e indústria

Em mais um ato de compromisso para reforçar laços com suas cidades-irmãs e promover novas parcerias, Londrina recebe nessa semana uma comitiva vinda de Módena, Itália. O prefeito Marcelo Belinati se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o vice-prefeito para assuntos de Promoção Econômica, Agricultura e Cooperação, Paolo Zanca, acompanhado de Giovanni Franco Orlando, da diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura da cidade italiana.

Localizada na região norte da Itália, Módena é famosa pela criação do vinagre balsâmico, por sediar o museu dedicado a Enzo Ferrari – fundador da famosa escuderia automobilística –, e a fábrica da Maserati, além de contar com um significativo patrimônio histórico e cultural. Atualmente, a província de Módena tem cerca de 320 mil habitantes.

Foto: Vivian Honorato

O acordo de irmandade entre Londrina e a cidade italiana foi firmado em novembro de 1992. Agora, 32 anos depois, as duas cidades aproveitam a reaproximação para convergir seus interesses econômicos, acadêmicos e culturais. Em Londrina, esse trabalho é conduzido pela Diretoria de Governança e Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Governo (SMG).

Ao recepcionar a comitiva formada por representantes da Comuna de Módena, o prefeito Marcelo Belinati afirmou que é uma honra muito grande receber esse grupo em Londrina. “A gente estabelece as coirmandades e, normalmente, elas ficam restritas às questões culturais e acadêmicas, o que é muito importante, mas pouco se avança na questão comercial. Creio que Londrina e Módena podem fazer boas parcerias para o setor empresarial das duas cidades. Nas áreas culturais e acadêmicas com certeza teremos avanços, creio que até mais rápidos e mais facilmente, mas estabelecer a questão comercial é algo fundamental”, frisou.

Foto: Vivian Honorato

A visão de promover ações concretas na área comercial e industrial é compartilhada pelo vice-prefeito de Módena. “Nós decidimos investir nas cidades-irmãs com as quais temos afinidades econômicas que possam promover o desenvolvimento para ambas. O interesse demonstrado por Londrina e as similaridades entre as duas cidades fizeram com que viéssemos até aqui justamente para dar passos concretos de parcerias não apenas nas áreas culturais”, reforçou Paolo Zanca.

A partir dessa primeira reunião do prefeito de Londrina com a comitiva de Módena, foi acordado que cada cidade vai formar um Grupo de Trabalho responsável por pensar e estabelecer as principais demandas e ofertas do seu município que podem contribuir para a troca de tecnologias e projetos nas áreas de indústria e comércio. A proposta é que estes grupos trabalhem em conjunto para que, em junho, quando uma delegação de Londrina irá a Módena, possam já ser iniciadas as tratativas com os empresários dos setores escolhidos.

“Vamos formalizar esse grupo de trabalho para que possamos construir isso e, em junho de 2025, nossa comitiva chegue à Modena com os trâmites avançados. Não tenho dúvidas que temos condições de construir relações comerciais que criem bons frutos para as duas cidades. Temos aqui uma indústria sólida, uma prestação de serviços forte, e podemos casar muito bem as características de ambas as cidades”, adiantou Marcelo.

Foto: Vivian Honorato

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Vivian Honorato

O procurador-geral do Município de Londrina, João Luiz Esteves, atuou à frente da Secretaria Municipal de Governo durante a implantação da Diretoria de Governança e Relações Internacionais. “O prefeito Marcelo definiu, há alguns anos, que Londrina deveria retomar o contato com suas cidades-irmãs. E, com Módena, Londrina sempre teve uma excelente e próspera relação; portanto, retomar isso tem sido uma grande satisfação. Desta vez temos a clareza e certeza de que, para as próximas gestões, isso irá continuar, pois agora temos dentro da Prefeitura um órgão específico para tratar desse trabalho”, comentou.

Foto: Vivian Honorato

À frente da SMG, o secretário Ronaldo Siena reforçou a importância do vínculo entre Londrina e a cidade italiana. “Eu mesmo descendo de italianos, minha filha morou lá por um tempo. Em Londrina, é raro quem não descende de italianos, então manter esse elo é algo importante. Parabenizo ao prefeito Marcelo e o procurador João Luiz pela iniciativa de reconquistar e trazer esse diálogo com as cidades-irmãs e que prossiga, daqui em diante, sem rompimentos”, apontou.

De acordo com o vice-cônsul honorário da Itália para o Norte do Paraná, Bruno Veronesi, a proximidade entre Londrina e Módena foi firmada no início dos anos 90, em uma iniciativa conduzida por seu tio, Remo Veronesi. “Depois disso, por algum motivo, essa relação esfriou. Agora, na gestão do Marcelo Belinati, essa irmandade, assim como com outras cidades, também foi retomada. Percebo que desta vez as duas cidades estão comprometidas em fortalecer e manter ativa a co-irmandade. Ambas têm metas concretas: garantir que deste relacionamento surjam muitas oportunidades e que parcerias e muitos negócios sejam concretizados”.

Foto: Vivian Honorato

Veronesi, que conhece a província de Módena, elencou algumas similaridades que a cidade possui com Londrina e pontos que podem gerar trocas entre as co-irmãs. “Modena é uma cidade muito forte na parte de metalmecânica. Eles produzem, por exemplo, para as indústrias da Ferrari, Maserati, Pagani e Ducati. São muito fortes na parte alimentícia e também na índústria de equipamentos de transformação de alimentos. Esse é um setor que pode deslanchar porque pode contribuir para que Londrina, por exemplo, ao invés de exportar um produto bruto, exporte o produto beneficiado. Esse é um dos exemplos, mas eles também são muito fortes na parte de TI, como aqui em Londrina também, na parte de equipamentos médicos, e Londrina também tem uma vocação para isso. É uma questão de juntar os empresários, ser um facilitador entre o empresário daqui que quer os produtos de lá e o empresário de lá que quer os produtos daqui. E acho que é a função das duas prefeituras criar esse ponto de encontro entre os dois”, destacou.

Dentro do grupo de Módena que está conhecendo Londrina, estão Erica Orrù, do setor de Relações Internacionais da Prefeitura de Modena; Irene Baraldi, assessora do prefeito Massimo Mezzetti; Stefano Reggianini, CEO da aMo S.p.A. – Agência de Mobilidade e Transporte Público de Modena; e Asya Bornazzini, especialista em Inovação na HERA S.p.A. – Luz, Gás, Ambiente, Água e Sustentabilidade.

Além da visita à Prefeitura de Londrina, a comitiva italiana tem uma agenda cheia de reuniões com setores produtivos que se encerra na sexta-feira. Durante a semana se reuniram com empresas da construção, do setor metalmecânico e de TI. Também conheceram a Londrina Iluminação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), COMPAGÁS., HUB de Inteligência Artifical do SENAI e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).  Amanhã se reúnem com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos