Projeto Lendas Urbanas é destaque em artigo
Texto será apresentado em encontro em Marília/SP e aborda a experiência do trabalho prático de contação de lendas urbanas, realizado em Londrina
Três servidoras da Secretaria Municipal de Cultura irão apresentar um artigo no II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação (II EPIN), que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio, das 8h às 18h, no Anfiteatro I da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília/SP. O tema do artigo é “Lendas Urbanas de Londrina: Da Oralidade à Escrita, Uma Experiência Que Deu Certo”. Após a apresentação, o texto deverá ser publicado nos anais do evento.
O artigo é das gestoras culturais Leda Maria Araújo, que atua no Gabinete da Secretaria de Cultura, Marli Meisen Bleinroth, da Diretoria de Biblioteca Pública/Sala Londrina, e da gerente de Ação Cultural da Diretoria de Ação Cultural, Pâmela Cristina Salles. Ele aborda a experiência de um trabalho prático realizado em Londrina, de contação de lendas urbanas.
Tudo começou em 2012, quando alguns servidores da Secretaria Municipal de Cultura iniciaram um projeto de contação de histórias, com foco no público atendido nas bibliotecas dos equipamentos culturais, embasado na temática “Lendas Urbanas de Londrina: Histórias para Ouvir e Contar”. O projeto foi idealizado buscando, principalmente, incentivar e promover a leitura, destacando o gênero de conto (lendas) e instigando a curiosidade dos leitores.
O trabalho se estendeu em 2013 com o mesmo tema. Já em 2014, em comemoração aos 80 anos de Londrina, o projeto foi remodelado para fazer parte das comemorações de aniversário da cidade. Neste ano foram adicionados jogos e brincadeiras para crianças e adolescentes, visando favorecer o imaginário e a disseminação de peculiaridades da história da cidade de Londrina.
A gestora cultural Leda Maria Araújo destacou que o objetivo do projeto é incentivar, promover e mediar a leitura e informações a respeito do desenvolvimento da cidade de Londrina. Em 2014, o projeto Lendas Urbanas realizou 13 apresentações em diferentes locais. O grupo contou histórias sobre a cidade para um público aproximado de 292 pessoas, sendo a maioria crianças e adolescentes. “Para este ano iremos continuar contando histórias, no entanto, escrevemos outro projeto cujo título é Lendas de Londrina: Palavras Que Lembram o Café”, disse.
Sobre o encontro – O II EPIM é uma iniciativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e conta com apoio da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin). A segunda edição do evento tem como tema central a discussão e a mediação da informação e da leitura, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da Ciência da Informação, Comunicação, Educação e áreas afins. O II Encontro objetiva incentivar a reflexão a respeito da mediação da leitura em diferentes espaços.
Fotos: divulgação