Usina Cultural comemora aniversário de Londrina com programação especial
Eventos acontecerão de amanhã (12) a domingo (15), incluindo espetáculos teatrais, leituras dramáticas e bate-papos
Em comemoração aos 90 anos de Londrina, a Usina Cultural promove, de amanhã (12) a domingo (15), a “Usina de Memórias”, uma série de eventos artísticos celebrando a história cultural da cidade. A programação é gratuita e será realizada no espaço da Usina Cultural (Avenida Duque de Caxias, 4.159).
As atividades incluirão espetáculos, bate-papos e ações interativas, proporcionando reflexões sobre o papel da arte e da memória na construção cultural de Londrina. Também destacarão a importância da Usina Cultural como espaço de integração artística, presente na cidade desde 2002.
Realizada pela Cia Nua e a N Produções Artísticas, a abertura do evento será na quinta-feira (12), a partir das 19h30, com a exibição do videodocumentário “O conto de paredes trincadas – abertura dos processos de criação”, seguido de um bate-papo com a companhia. O documentário tem como objetivo compartilhar com o público um pouco da realidade dos bastidores de uma produção cênica, a partir dos registros feitos pelas produções da Cia Nua.
Na sexta-feira (13), o espaço receberá o espetáculo de teatro “Fim de Partida”, realizado pela Cia Teatro Kaos, a partir das 19h30, também seguido de bate-papo com os integrantes da companhia. Adaptado da peça clássica “Endgame”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, “Fim de Partida” se desenrola em um ambiente minimalista e carregado de simbolismos, onde os personagens enfrentam a alienação, o desamparo e a inexorável passagem do tempo.
Dando prosseguimento às atividades, no sábado (14), a partir das 15h, a Usina Cultural receberá o bate-papo temático “A Rua Dança a Cidade”, conduzido por Édio Elias Gonçalves e Márcio Triachini Codagnone, o Mestre Pouca Telha. A conversa abordará a importância do hip hop e da capoeira, mostrando como os projetos e a fusão de linguagens artísticas levaram a Usina a estabelecer parcerias com festivais importantes em nível nacional e internacional.
Ainda no sábado, às 19h30, o espaço receberá a leitura dramática “Das Letras às Crônicas”, do grupo Boca de Baco. Com leitura e produção de Beto Passini, Fátima Sgrignoli, Lara Rezende e Reinaldo Zanardi, a apresentação conta com uma seleção de 16 textos do jornalista e cronista Reinaldo Zanardi. A proposta é trazer personagens fictícios ao mundo real, abordando seus cotidianos em situações cômicas, sob uma perspectiva crítica.
Para encerrar o “Usina Memória”, no domingo (15), o Grupo Nós de Teatro de Londrina apresentará uma leitura dramática da peça “Deserto da Memória”, a partir das 19h30. Ambientada em um universo imaginário e fantástico, a peça foi construída com base em elementos culturais da América Latina. Durante a apresentação, o Grupo Nós fará uma leitura dramática do formato atual do texto, que foi publicado em livro em 2024, por meio do patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina.
Segundo a produtora cultural da Vila Usina Cultural, Thainara Pereira, a programação do “Usina Memória” foi pensada como uma forma de valorizar os artistas londrinenses e parceiros da Usina Cultural. “A vila existe há mais de 20 anos e sempre foi parceira dos artistas independentes da cidade, então acreditamos que essa seria a melhor forma de valorizar os 90 anos da cidade e seus artistas independentes”, ressaltou.
Outras informações sobre a programação do evento podem ser consultadas no perfil de Instagram do espaço.
A Vila Usina Cultural possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.