Destaques

Violência contra criança e adolescente é tema de encontro

Será lançado, no evento, o Protocolo Intersetorial de Atendimento no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente

 Será lançado, no evento, o Protocolo Intersetorial de Atendimento no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente

 

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III), irá promover, na próxima segunda-feira (18), uma mesa de debates com o tema “O Compromisso da Rede no Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”. Será lançado o Protocolo Intersetorial de Atendimento no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, que tem, como principal objetivo, o alinhamento das ações desenvolvidas pela rede de atendimento a este público.

Após a abertura do evento, que irá contar com a presença de diversas autoridades ligadas à área, o professor de serviço social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wagner Roberto do Amaral, e a pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Glória Cardozo, irão discorrer sobre o tema. Depois, o debate será aberto aos participantes do encontro, que é destinado aos representantes dos serviços que compõem a rede de atendimento à criança e ao adolescente.

O evento terá início às 8 horas, no auditório da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco, e é referente ao 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Todos os anos a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza uma série de atividades de mobilização, sensibilização e informação referente ao dia.

Durante o encontro, os secretários municipais de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, de Educação, Janet Thomas e de Saúde, Mohamad El Kadri, vão lançar o Protocolo Intersetorial de Atendimento no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. A psicóloga e coordenadora do CREAS III, Cristina Fukumori Watarai, informou que o protocolo descreve as atribuições de cada serviço que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente.

“A intenção é aprimorar o alinhamento do trabalho desenvolvido pela rede, garantindo os direitos à criança e ao adolescente vítimas de violências, e maior proteção a elas”, destacou Cristina que  disse, também, que a ideia é que cada serviço conheça o trabalho dos outros setores da rede e pactuem ações. “Visamos um atendimento de qualidade e de forma articulada, para não haver duplicidade de ações”, explicou.

A coordenadora do CREAS III informou, ainda, que a construção do protocolo foi realizada em conjunto, por diversos representantes ligados à área, parceiros do evento. Foram realizadas, desde o segundo semestre de 2014, seis oficinas para discutir o assunto. Após o lançamento do protocolo, ele será difundido durante as reuniões de rede e sub-redes de cada região do município de Londrina,  organizadas por subcomissões compostas previamente durante essas reuniões, entre maio e dezembro de 2015.

São parceiros do evento, além das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente; Conselhos Tutelares; Núcleo Regional de Educação de Londrina; Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA); Ministério Público; 1ª Vara da Infância e Juventude; 2ª Vara da Infância e Juventude; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Crimes contra Crianças e Adolescentes (6ª Vara Criminal – Vara Maria da Penha).

 

Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos