Cidade

Professores de educação física passam por formação continuada

A ideia é resgatar e reelaborar brincadeiras tradicionais deixadas de lado com o passar do tempo

 

EducacaoV2POs professores de educação física do ensino fundamental da rede municipal de ensino estão passando por uma formação continuada, para garantir que a proposta pedagógica da rede esteja sempre atualizada. São 180 professores que participam da capacitação, que acontece desde março e prossegue até dezembro, com encontros mensais. Há encontros com a participação de todos os professores, que acontecem no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi e, reuniões divididas em grupos de estudo, setorizadas por região.

A formação, que tem carga horária de 48 horas, sendo 40 presenciais e oito horas semipresenciais, é pensada para melhor atender o aluno. Este ano, o foco principal é no resgate da prática, que se perdeu com o tempo. “Queremos retomar as brincadeiras tradicionais, muitas vezes deixadas de lado, e até mesmo reelaborar estas brincadeiras. Vamos trabalhar também, com alguns valores, como o de ganhar e perder”, destacou o assessor pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias de Jesus.

Ele explicou que a ideia é que o conteúdo da disciplina possa contribuir com o desenvolvimento de novas habilidades nos alunos e na construção da alfabetização e do raciocínio lógico.

Durante a formação, são desenvolvidos temas determinados pela Secretaria Municipal de Educação, com a presença de professores convidados da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também de educadores da própria rede municipal. Depois é aberto um espaço para troca de experiências entre os professores. “Isso é importante porque cada professor fale de sua realidade e possam trocar propostas de trabalho”, ressaltou o assessor pedagógico.

 

Foto: Vivian Honorato/arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos