Assistência Social leva serviço de convivência a escolas estaduais
Atividades desenvolvidas incluem grafite, taekwondo e futsal, contemplando cerca de 100 adolescentes
Com o objetivo de promover o convívio social e ampliar os horizontes de adolescentes que estudam em escolas estaduais, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciou a ação “Convivência nas Escolas”.
Implementadas em outubro, as atividades são executadas em parceria entre o Núcleo Regional de Ensino (NRE) e a unidade de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Guarda Mirim de Londrina, organização da sociedade civil (OSC) conveniada à SMAS.

Inicialmente, os atendimentos contemplam o Colégio Estadual Cívico-Militar Vista Bela, localizado na região norte, e o Colégio Estadual Cívico-Militar Thiago Terra, no Conjunto União da Vitória (zona sul).
Com duração de uma hora, as atividades são desenvolvidas duas vezes por semana, no período de contraturno, em duas turmas de cada escola, atingindo cerca de 100 adolescentes. Através de oficinas que abrangem práticas como o grafite, taekwondo e futsal, busca-se, por meio da intervenção de educadores sociais, a reflexão sobre temáticas conectadas à realidade do público atendido, com foco na convivência e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Atualmente, as atividades são conduzidas por dois oficineiros e uma supervisora, contratados pela Guarda Mirim, sob coordenação da Gerência de Garantia de Direitos da Criança, Adolescentes e Jovens (GGCAJ), que também oferece apoio técnico à iniciativa.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, salientou que a ação “Convivência nas Escolas” tem como objetivo aproximar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos adolescentes do município. Por isso a Secretaria, junto com a equipe da Guarda Mirim, formatou uma proposta de atendimento a este público no próprio espaço das escolas onde os adolescentes se encontram. “O Núcleo Regional de Ensino e as escolas foram super receptivos à proposta, que contou também com o grande interesse das famílias e dos alunos. Esta é uma ação inovadora e inédita da Política de Assistência Social do Município de Londrina, que visa ampliar o público atendido”, disse.

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Thiago Terra, Adriana Borges de Morais Gaiotto, apesar de ter começado recentemente, o projeto já tem proporcionado resultados muito positivos para os alunos. “Quando os alunos participam de uma atividade diferenciada, isso cria uma cultura de identificação com a escola e um senso de pertencimento. Eles passam a gostar mais de estar no ambiente escolar, frequentam mais as aulas e apresentam um desempenho melhor nas disciplinas regulares. Um dos principais problemas que nós enfrentamos é a quantidade de faltas, e o projeto tem incentivado os alunos a comparecerem mais”, afirmou.
Alcance – Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são ofertados pela Política de Assistência Social a crianças e adolescentes em situação de desproteção social. Atualmente, são 26 unidades distribuídas em todas as regiões do município, incluindo a zona rural, atendendo cerca de 5.000 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.




