Seleção Paranaense de handebol juvenil convoca duas atletas londrinenses
Nicolle Gabrielle Santos e Mariana Santos treinam na categoria juvenil do Handebol Londrina, e agora estão em Juiz de Fora representando o estado

As atletas Nicolle Gabrielle Santos e Mariana Santos, que integram a equipe feminina do Londrina Handebol Sub 18, foram convocadas para a Seleção Paranaense Juvenil da modalidade. A equipe reúne os maiores destaques do estado e está participando do Campeonato Brasileiro de Seleções, em Juiz de Fora, até sábado (21). O Londrina Handebol conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
A escolha das atletas que estão representando o estado foi feita pela comissão técnica da Seleção Paranaense ao longo de todo o ano, em sete etapas de treinamento e avaliação. Nas seletivas, três treinadores e um supervisor puderam acompanhar o desempenho das jovens e montar um time para enfrentar os outros estados da federação.

Nicolle, que joga na posição de meia-direita, conta que pratica handebol desde os 10 anos de idade. Agora, aos 18 anos, se sente “feliz e realizada” ao defender o Paraná em uma competição nacional. Ela contou que, para manter o bom desempenho em quadra, adota uma rotina de treinos intensa e equilibrada. “Treino na quadra três vezes por semana, onde foco no desenvolvimento técnico e estratégico do handebol. Além disso, vou à academia todos os dias, onde trabalho o condicionamento físico, força e resistência, aspectos essenciais para manter um bom desempenho nas partidas”, relatou.
A atleta revelou que experiências, como o Campeonato Brasileiro de Seleções, em Juiz de Fora, têm sido fundamentais para seu amadurecimento, tanto técnico, quanto pessoal. “Conhecer novos lugares e pessoas é algo enriquecedor, que está me fazendo crescer e ver o esporte sob uma perspectiva ainda mais ampla”, contou.
Já o treinador do Londrina Handebol, Vinicius Aversa Garcia, avalia que a convocação é um passo importante para as atletas, uma vez que as prepara para a categoria adulta. “É um passo de formação, em que elas terão a possibilidade de jogar com as melhores atletas do Paraná e treinarem com grandes professores, com vasta experiência, ao mesmo tempo em que elas estarão jogando contra outras seleções, ou seja, com as melhores atletas do país”, exemplificou.
Vinicius finaliza frisando o mérito das atletas. “São meninas muito dedicadas, que se esforçam muito e ouvem muito a gente, e que agora estão colhendo o fruto do trabalho delas”, declarou.
Texto: André Ludwig, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.