Campanha Futuro Criança 2024 encerra na próxima sexta (27)
Quem deseja financiar projetos locais podem destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
Interessados em participar da Campanha Futuro Criança 2024 tem até o dia 27 de dezembro para contribuir com a iniciativa. A ação é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Londrina e busca engajar a comunidade na destinação de parte do imposto de renda para apoiar iniciativas que garantam os direitos de crianças e adolescentes no município.
O prazo final para a emissão e pagamento do boleto é na sexta-feira (27). Para destinar, basta acessar a página da Campanha no Portal da Prefeitura de Londrina. O site oferece informações detalhadas, cálculos de exemplos e acesso à plataforma on-line de destinação, onde o usuário preenche os dados necessários para a geração do boleto bancário.
Pessoas físicas podem destinar até 6% e pessoas jurídicas até 1% do Imposto de Renda devido diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Posteriormente, o valor destinado é deduzido nas declarações completas do IR.
O presidente do CMDCA, Claudio Marcio de Melo, explicou que a destinação do Imposto de Renda é importante, pois “os valores arrecadados são revertidos para ações, formações e fortalecimento das políticas de atenção à criança e ao adolescente no município, ampliando a proteção e a defesa dos direitos deste público. Os recursos arrecadados são também destinados às entidades que atendem crianças e adolescentes no município e que possuem registro no CMDCA”, afirmou.
Melo apontou que a destinação para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMDCA) é uma estratégia fundamental para o fortalecimento dos direitos dos jovens da comunidade. “Londrina é um município com uma rica rede de iniciativas voltadas ao bem-estar infantil, mas que ainda enfrenta desafios relacionados à vulnerabilidade social, evasão escolar, exploração do trabalho infantil e outras violações de direitos”, citou.
Na campanha de 2023 foi arrecadado o valor de R$ 662.488,04. Londrina possui um potencial de 44.781 doadores, o que representa uma destinação estimada em RS 33.352.186,62.
Atualmente o CDMCA possui 71 Organizações da Sociedade Civil com registro ativo, que executam as mais diversas ações de prevenção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Os recursos destinados ao Fundo apoiam e qualificam essas ações.
Como participar – Os interessados podem aderir à campanha de duas maneiras. Uma durante o ano fiscal, onde as destinações ao Fundo podem ser realizadas em qualquer momento do ano, seguindo os percentuais máximos permitidos. Também é possível colaborar na declaração do Imposto de Renda (IR). Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido diretamente no programa da Receita Federal, que realiza o cálculo automaticamente.
Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.




