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Conheça os secretários da gestão de Tiago Amaral na Prefeitura de Londrina

Decretos de nomeação serão publicados no Jornal Oficial do Município

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, já iniciou seu mandato à frente da Prefeitura elencando os novos secretários e presidentes de órgãos municipais. Confira a lista abaixo:

 

Cláudio Bravim, diretor do IPPUL. Foto: Vivian Honorato / NCom

Cláudio Bravim

Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UEL e pós-graduado em Arquitetura e Pós-Modernidade e em Patrimônio Histórico e Restauro (UTFPR). Foi presidente do IAB-Londrina, vice-presidente do CEAL e Conselheiro Estadual do CAU-PR. Atuou como professor na Unopar e Unifil e assessor especial na Proplan/UEL. É perito em Arquitetura e Construção Civil, ministrante de cursos e palestras e tem ampla experiência em projetos arquitetônicos, acústicos, restauros e execução de obras. Também integrou o Conselho Municipal da Cidade de Londrina e o Conselho Superior do IAB-PR. Sua trajetória combina conhecimento técnico e liderança no campo do urbanismo e planejamento.

 

Secretário de Planejamento, Éder Alexandre Pires. Foto: Vivian Honorato / NCom

Éder Alexandre Pires

Secretário de Fazenda e Interinamente da Secretaria de Planejamento

Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. Professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Simulação Empresarial, consultor em Compliance Tributário, Auditoria Tributária Digital e Planejamento Tributário. Auditor independente e coautor do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.

 

Fabrício Bianchi, diretor da CMTU. Foto: Vivian Honorato / NCom

Fabrício Bianchi

Diretor-Presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU)

Graduado em Administração pela UEL e em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade Metropolitana de Londrina. Tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (ISAE/FGV) e Direito Empresarial (PUC-PR), além de formações no Executive Program da Startse e o curso de Liderança Transformadora pela Fundação Dom Cabral. No Sebrae Paraná, foi consultor durante 17 anos na instituição, sendo 7 como Gerente da Regional Norte. Foi conselheiro no Sicoob Ouro Verde, Estação 43, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e é conselheiro de inovação na empresa Pado. A indicação para diretor- presidente da CMTU ainda precisa passar pela análise do Conselho de Administração da companhia.

 

Felipe Juliani, secretário de Defesa Social. Foto: Vivian Honorato / NCom

Felipe Juliani

Secretário de Defesa Social

Formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Durante 12 anos, foi policial militar em Londrina, integrando a primeira turma de Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), equipe especializada em ocorrências de maior vulto. É um dos criadores da ROTAM Motos. Tem cursos na área de segurança pública, como controle de distúrbios civis, gerenciamento de crises e instrutor de pilotagem tática com motos. Na iniciativa privada, na área de segurança.

 

Chefe de Gabinete, Felipe Prochet. Foto: Vivian Honorato / NCom

Felipe Prochet

Chefe de Gabinete

Empresário e formado em Marketing e Propaganda, com especialização em Gestão Empresarial. Foi vereador em Londrina (2017-2020), atuando como 1º secretário da Mesa Executiva e presidindo a Comissão de Finanças, além de relatar comissões como a de Desburocratização e a de Caducidade da Sercomtel. É vice-presidente do Londrina Esporte Clube (2023-2025) e foi presidente do clube nos triênios 2014-2016 e 2020-2022.

 

Controlador e Ouvidor Guilherme Arruda Santos. Foto: Vivian Honorato / NCom

Guilherme Arruda Santos

Controladoria-Geral e Ouvidoria

Doutorando e Mestre pela UFPR, com MBA em Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas no Serviço Público e Políticas Públicas. Engenheiro Químico, Contador e Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica. Assessor Técnico no TCE/PR desde 2019, desenvolvendo projetos na 5ª Inspetoria. Foi coordenador do Observatório da Despesa Pública (2016-2018), Controle Interno e Auditoria (2014-2016) na CGE/PR. Gerenciou projetos do Banco Mundial (2013-2018). Professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento.

 

Gilmar Domingues, secretário da Agricultura e SEMA. Foto: Vivian Honorato / NCom

Gilmar Domingues

Secretário de Meio Ambiente e Interinamente da Secretaria de Agricultura

Arquiteto, Urbanista e Engenheiro Civil, Pós-graduado em Engenharia Ambiental e Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental. Servidor de carreira do município, com 27 anos de experiência. Desempenhou as funções de Secretário do Ambiente, Diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Diretor de Projetos e Diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e presidente

 

Leonardo Carneiro, secretário de Gestão e RH. Foto: Vivian Honorato / NCom

Leonardo Carneiro

Secretário de Gestão Pública e Inteligência e Interinamente da Secretaria de Recursos Humanos

Delegado de Polícia Civil, especialista em Segurança Pública pela Escola de Polícia Civil do Paraná e possui MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como coordenador-adjunto de Operações Integradas e coordenador de Planejamento Estratégico pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

 

Marisol Chiesa, secretária da Família e Desenvolvimento Social. Foto: Vivian Honorato / NCom

Marisol Chiesa

Secretária da Família e Desenvolvimento Social (Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher e Secretaria do Idoso).

Londrinense e tem experiência em liderança, gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas, trabalhando com equipes e projetos sociais, planejamento, organização de recursos e criação de políticas eficazes para transformar realidades. Atua como empresária há mais de 25 anos e tem formação acadêmica em Pedagogia, Nutrição e especializações. É reconhecida pela capacidade de articular soluções e fortalecer comunidades. Foi líder do Conselho da Mulher Empresária da ACIL, atua em conselhos regionais e nacionais e tem o perfil que queremos para a nova mentalidade do Desenvolvimento Social de Londrina.

 

Otávio Gomes, secretário de Obras. Foto: Vivian Honorato / NCom

Otávio Gomes

Secretário de Obras 

Arquiteto e Consultor com formação em Londrina (Unifil/UEL) e Campinas (Unicamp), especialista em projetos Comerciais e Industriais, com ênfase em solução de fluxos e organograma espacial. 15 anos de atuação na iniciativa privada, com projetos realizados em 12 estados Brasileiros. Foi professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrou cursos e palestras na qualidade de pioneiro em BIM (Building Information Modeling).

 

Diretor da Codel, Paulo Henrique Ferreira. Foto: Vivian Honorato / NCom

Paulo Henrique Ferreira

Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL)

Indicado para a presidência da Codel, Paulo Henrique Ferreira Administrador de Empresas, formado pela UEL. Fundador e CEO da Clickweb, empresa de soluções digitais com presença no Brasil e nos Estados Unidos. Com 28 anos de experiência no setor, tem competências em inovação, gestão e geração de oportunidades de negócios. Fundador da ABRADi, associação nacional que reúne agentes digitais, e atual Vice-Presidente Regional da ADVB-PR, entidade voltada para líderes em vendas e marketing. É reconhecido por promover boas práticas empresariais e construir redes estratégicas. Com foco em inovação, dados e transformação digital estratégica, tem como missão criar pontes entre oportunidades, pessoas e resultados sustentáveis. A indicação passará por análise do Conselho.

 

Diretor da Londrina Iluminação, Renan Salvador. Foto: Vivian Honorato / NCom

Renan Salvador

Diretor-Presidente da Londrina Iluminação

Indicado para diretor-presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador é engenheiro eletricista e de telecomunicações, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especializações internacionais. Com mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia, atualmente possui empresas na área de Engenharia Elétrica, Tecnologia e Inovação. Ao longo da carreira, trabalhou com empresas globais (Klabin, West Rock, Inmarsat, Petrobras, CEMIG, COPEL, entre outras) e organizações governamentais em diversos setores, como engenharia, P&DI, ecossistemas de startups e inovação corporativa. Também atuou como Diretor de Inovação e Relações Institucionais da Sociedade Rural do Paraná. Membro da Câmara Temática de Agro 4.0 do Ministério da Agricultura do Brasil, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Estação 43 e membro do Conselho Acil Jovem. A indicação para diretor-presidente da Londrina Iluminação ainda vai passar pela aprovação do Conselho.

 

Diretor da CTD, Roberto Moreira. Foto: Vivian Honorato / NCom

Roberto Moreira

Diretor-Presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD)

Indicado para diretor-presidente da CTD, Roberto Moreira é especialista em Digital Business pela USP, com formação em Sistemas da Informação pela Estácio de Sá, Liderança & Inovação pelo MIT e certificações internacionais em gestão de projetos (PSM e KMP). Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia e Inovação. É o Superintendente do Estação 43, entidade que faz a gestão do Ecossistema de Inovação de Londrina, e membro fundador da comunidade de startups de Londrina e região, a Redfoot. Organizou o primeiro Festival Internacional de Inovação de Londrina, o FIIL. No setor público, foi Diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL de 2020 a maio de 2024, quando coordenou o Parque Tecnológico Francisco Sciarra e o programa ISS Tecnológico, além de ter criado o Empregatech, programa de capacitação de jovens para a área da TI. A indicação para diretor-presidente do CTD ainda vai passar pela aprovação do Conselho.

 

Rodrigo Souza, secretário de Governo e responsável pela FEL e ACESF. Foto: Vivian Honorato / NCom

Rodrigo Souza

Secretário de Governo, Interinamente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) e Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília e Administrador de Empresas pela UEL. Proprietário da Advance Estratégia e Gestão e consultor associado da Macroplan desde 2011. Coordenou a elaboração do Masterplan Londrina 2040, abrangendo: análise retrospectiva e comparativa, benchmarking, visão de futuro com indicadores e metas, desenho urbano, projetos estratégicos e governança, além de mobilização social com criação de um conselho consultivo e engajamento escolar. Atuou como gerente de projetos para Sistema Cresol, OCB, Sebrae, Apex-Brasil, FIPECq Vida, CEB, e governos de Alagoas, Espírito  Santo,  Pernambuco  e  Goiás,  entre  outras  entidades públicas e privadas.

 

Vânia Costa, secretária de Educação. Foto: Vivian Honorato / NCom

Vânia Costa

Secretária Interina de Educação

Pedagoga com 35 anos de experiência na educação municipal de Londrina. Especialista em Gestão Escolar e Gestão Pública, é pós- graduanda em Neurociência. Atuou por 8 anos como coordenadora pedagógica e 14 anos como gestora escolar. Possui cursos de extensão em pedagogia e gestão escolar.

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