Destaques

Secretaria de Saúde presta contas em audiência pública

audiencia.saude.VP

Foram apresentados dados como atendimento à população e obras de reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde

 

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (29), na Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre do exercício financeiro de 2015. Os dados do relatório foram apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, e representantes de diretorias da pasta. Além disso, foram destacadas as principais ações desenvolvidas na cidade neste mesmo período.

No primeiro quadrimestre, o Município fez projetos de reforma e ampliação da Maternidade Lucilla Ballalai, reforma do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e do Laboratório Centrolab, que estão sendo entregues para aprovação. A execução das obras da UBS San Izidro, localizada na região sul, está em andamento. Durante o semestre também foi dado andamento às obras de construção das UBS Milton Gavetti, que está na etapa final e da UBS Padovani-Vista Bela, que hoje conta com 70% finalizada.

audiencia.saude.V2Os projetos arquitetônicos e serviços de engenharia das UBS Paiquerê e Três Bocas estão em processo de aprovação junto aos órgãos responsáveis. Também foi feita a licitação da obra para reforma e ampliação da UBS Itapoã. O município está aguardando a elaboração dos contratos para dar início às obras.

As unidades Guairacá, Maravilha, Vila Nova, Panissa e Ideal também poderão ser reformadas. O recurso solicitado pela prefeitura junto à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para realizar as obras totaliza R$1.735.357,26. Também está sendo viabilizada uma verba de R$1.256.300,62 para a construção da UBS Fraternidade, que será localizada na Rua Santa Madalena, nº 89, região central.

Londrina conta hoje com 53 UBSs, sendo 41 na área urbana e 12 na zona rural. Há 88 equipes do Programa Saúde da Família que atendem em todas as regiões da cidade.

Está tramitando um  processo de contratação de Projetos Complementares, Sondagem de Solo e Fundação para a construção da nova sede do Samu 192, que será localizada na Avenida Dez de Dezembro, entre as ruas Potiguares e Amadeu Mortari.

Atendimentos – De janeiro a abril de 2015, as unidades de saúde de Pronto Atendimento (PA), de 16 e 24 horas, realizaram 136.105 consultas.

No setor de Ortopedia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que atende todo trauma fechado, com acompanhamento até a alta, realizou 20.413 exames de raio-x de urgência. A UPA realiza os exames das unidades dos jardins Leonor e União da Vitória. Já o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que realiza os exames de raio-x do Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Maria Cecília, contabilizou 11.868 exames.

No primeiro quadrimestre foram realizados 96.006 procedimentos odontológicos e 23.714 consultas. A Maternidade Municipal realizou 13.232 atendimentos no total. O Centrolab realizou 501.592 atendimentos nas seguintes especialidades: Bioquímica, Hanseníase, Hematologia, Hormônios, Imunologia, Líquor, Microbiologia, Parasitologia de fezes, Tuberculose e Urinálise.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) atendeu 39.646 ligações telefônicas, que geraram 29.584 atendimentos, entre janeiro e abril. Foram registrados 1.121 casos de trote.

Os agentes comunitários de saúde realizaram 104.863 visitas domiciliares. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fez 18.856 atendimentos, incluindo avaliações e diagnósticos, prescrições terapêuticas e procedimentos clínicos dos profissionais fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos.audiencia.saude.V3

A policlínica realizou 3.914 atendimentos nas seguintes especialidades: Alzheimer; cardiologia; dermatologia geral; dermatologia sanitária; endocrinologia; endocrinologia infantil; nefrologia infantil; pneumologia asma; pneumologia doença pulmonar obstrutiva crônica; pediatria transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) e reumatologia. A especialidade que mais registrou atendimentos foi a dermatológica geral, com 900 pacientes atendidos.

Em relação aos atendimentos no setor de ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, foram realizadas 3.132 consultas médicas.  Também foram contabilizados 341atendimentos com psicólogo. O número de pacientes atendidos pelo setor de Odontologia DST/AIDS foi 330. O setor da Farmácia do DST/AIDS distribuiu 5.589 medicamentos.

Dengue – A Diretoria de Vigilância em Saúde, através do setor de endemias, realizou vistorias em 261.508 imóveis de Londrina, entre janeiro e abril de 2015, incluindo residências, comércios, terrenos baldios e pontos estratégicos. Foram vistoriados uma média de 22,8 imóveis por dia, por agente, e 310 pontos estratégicos, com vistorias quinzenais e aplicação de inseticida a cada 30 dias. Além disso, o setor realizou 1.480 atividades educativas para a população, sendo 341 em dengue.

A taxa de incidência de dengue do município, no primeiro quadrimestre, foi de 191 casos para 100.000 habitantes. O parâmetro utilizado pelo Ministério da Saúde, para indicar epidemia, é de 300 casos para 100.000 habitantes. O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, destacou que o resultado coloca o município fora de uma epidemia e ressaltou que os esforços continuarão. “Iremos continuar com o trabalho que foi executado desde o início do ano, já pensando em 2016, programando algumas metas”, disse.

Outro destaque, do quadrimestre, foi a implantação do teste rápido para detecção da dengue (NS1), realizado, durante o período, em todas as unidade de saúde do município.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos