Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Londrina comemora 10 anos neste sábado (25)
O encontro também celebrará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa; a reunião é gratuita e aberta ao público

No ano de 2025 o Grupo de Diálogo Inter-Religioso (GDI) de Londrina completa 10 anos de atuação e promoção da tolerância religiosa na cidade. Assim, neste sábado (25), o grupo celebrará não só o aniversário significativo, mas também vai comemorar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A reunião será das 9h às 11h na Associação Comercial de Londrina (Acil), na Rua Minas Gerais, 297. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado no Brasil há 18 anos, após a instituição da Lei Federal nº 11.635/2007, Lei Mãe Gilda de Ogum. A data é celebrada oficialmente no dia 21 de janeiro, há nove anos pelo GDI.

O encontro de sábado se diferencia das demais reuniões do grupo. Neste ano, o evento será no estilo “programa de entrevistas”, com pessoas para conduzir as discussões com perguntas. Assim, os representantes de cada religião poderão responder cada pergunta como desejarem. “Os membros já receberam as perguntas antecipadamente e, no dia, eles vão falar em nome de suas religiões sobre os assuntos levantados, tais como liberdade de expressão religiosa e liberdade de crença”, explicou o secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), Luis Claudio Galhardi.
Galhardi contou que qualquer pessoa, independentemente de ter ou não algum tipo de crença, será respeitada e muito bem-vinda. “Somos um grupo que reúne em torno de 17 religiões, que representam Londrina há uma década. Então, a expectativa sempre é muito boa, todos esses anos é sempre uma grande confraternização”, disse o secretário. “Cada um olha para a crença dos outros, os valores, o jeito de ser com muito respeito, aprendemos muito uns com os outros”, completou.
GDI – Fundado em 2015, com participação do Compaz e da organização Londrina Pazeando, o Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Londrina realiza encontros a cada dois meses na sede da Associação Médica de Londrina (AML), sendo cada reunião em uma das igrejas, sedes ou templos de cada participantes do grupo.
Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.