Destaques

Escolas municipais recebem melhorias antes da volta às aulas

Entre os serviços executados, limpeza geral de todos os espaços, capina e roçagem, além de revisão nas instalações elétricas e hidráulicas

Na próxima segunda-feira (3), mais de 48 mil alunos retornarão às aulas nas escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CMEIs) filantrópicos, conveniados com o Município. Para garantir a segurança e o conforto dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando uma série de serviços de manutenção e melhorias nas unidades de ensino.

Os inspetores e as equipes responsáveis pela limpeza e merenda já retornaram ao trabalho. Com isso, as escolas iniciaram uma faxina em todos os espaços administrativos, salas de aula, quadras, pátios, cozinhas e utensílios.

Entre as melhorias executadas, substituição de lâmpadas e torneiras; conserto de telhados; revisão elétrica e hidráulica; instalação de corrimões; rampas e gradis; pintura e adequação de saídas de emergência. As escolas também estão recebendo serviços de capina e roçagem e pelo cronograma todas elas serão atendidas até a primeira semana de aula.

Foto: CMTU/Arquivo

Além da limpeza e serviços de manutenção, a Secretaria Municipal de Educação também está com algumas obras em andamento. Quatro unidades que eram de madeira estão sendo reconstruídas. Todas têm previsão de término dos trabalhos ainda em 2025: Carlos Zewe Coimbra (março); Nina Gardemann (maio); Mábio Gonçalves Palhano (junho); Hikoma Udihara (julho).

Os alunos da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano estão sendo transportados e atendidos em espaço cedido pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), unidade Piza. Já os alunos das demais escolas em reconstrução estão sendo transportados até o Complexo Educa, da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Faria Lima. Em todas elas não há comprometimento do calendário escolar e do cronograma pedagógico.

A Prefeitura também está construindo uma nova escola: o Centro de Educação Infantil (CEI) Osmar Zanlucki, no Moradas de Portugal II, na zona norte. As obras começaram no dia 4 e janeiro e devem ser concluídas em dezembro deste ano.

Também seguem sendo executadas as ampliações de unidades planejadas e indicadas aos empreendedores que possuem alguma obrigação com o município, por meio de caucionamento: a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, o CMEI Francisco Quesada e a Escola Municipal Machado de Assis. Estas obras de ampliação estão previstas para serem concluídas em maio deste ano.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, desde o dia 2 de janeiro a pasta está se preparando para receber os alunos no início do ano letivo. Segundo ela, na próxima segunda-feira (3), dia do retorno às aulas, 255 servidores da SME irão a todas as escolas e CMEIs, das zonas urbana e rural, para verificar, pessoalmente, as demandas e necessidades de cada unidade.

“Faremos uma força-tarefa para verificarmos, de perto, as demandas pedagógicas, administrativas e estruturais das unidades escolares, a fim de realizarmos intervenções emergenciais. Iremos verificar, por exemplo, demandas relacionadas à estrutura, matrículas, se a merenda e o transporte escolar estão de acordo, e as necessidades da comunidade”, apontou a secretária.

O diretor Administrativo e de Planejamento da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, ressaltou os serviços executados nas escolas nas últimas semanas e os preparativos para deixar as unidades prontas no início do ano letivo. “Fizemos a limpeza geral dos espaços, das salas de aula e áreas administrativas, quadras, pátios, cozinha e utensílios, capina e roçagem, e outros reparos que foram solicitados pelas próprias unidades. Tudo isso visando o bom atendimento das nossas crianças”, disse.

A Rede Municipal de Educação tem 88 unidades de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, sendo 75 na área urbana e 13 na zona rural. Para o atendimento das crianças com menos de quatro anos, são 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 62 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos