Cia. Teatro Kaos é atração no Centro Cultural da Região Norte
A apresentação da companhia será no sábado (20) aberta à comunidade; no mesmo dia o Projeto Amar e Educar vai desenvolver atividades no local
O Centro Cultural da Região Norte está comemorando 11 anos de existência com diversas apresentações e atividades que estão sendo realizadas desde segunda- feira. No sábado (20), às 11 horas, o grupo Teatro Kaos irá apresentar a peça BR- Felicidade. O centro fica na Avenida Saul Elkind, 790.
Para o coordenador do Centro Cultural da Região Norte, Carlos Delfino, a peça teatral tem uma temática bem interessante e que faz a comunidade discutir e refletir utopias.
A peça conta a história de um Brasil do século XXI em busca de seu caminho e do seu papel na nova ordem mundial, a partir da história de João e Maria, personagens que vivem nas ruas das grandes cidades, já sem qualquer dignidade. Por caminhos incertos, eles procuram o lugar ideal, uma cidade imaginária. Um terceiro personagem permeia a história, tentando vender ilusão a partir de um discurso aparentemente democrático.
A direção do espetáculo é de Edward Fão e tem como protagonistas, Bruna Cassemiro, Gustavo Garcia e Ricardo Bagge. Segundo o diretor do espetáculo, Edward Fão, esse trabalho foi concebido especialmente para ser apresentado nas ruas. “O espetáculo aborda questões de violência, poder e manipulação, de uma maneira leve”, afirmou.
O espetáculo tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Outras atividades – Ainda neste sábado (20), o Projeto Amar e Educar do Centro Voluntário de Londrina (CVL) estará no Centro Cultural da Região Norte. Haverá hora do conto, brincadeiras, jogos e atividade de musicalização. Será das 14 às 17 horas.
Podem participar crianças de 4 a 10 anos, assim como os pais. O projeto visa colaborar na formação integral da criança, levando-as ao desenvolvimento intelectual, social, pessoal e físico. “Trazemos valores importantes a elas, como amor ao próximo, trabalho em equipe e a oportunidade de fazer novas amizades, com o intuito delas se tornarem cidadãos participativos e críticos na sociedade,” explicou a fundadora e voluntária do Projeto Amar e Educar, Daniela Resende Faria.
De acordo com o coordenador do Centro Cultural, Carlos Delfino, o projeto traz a ideia de que o Centro Cultural não é apenas para adultos, mas também é um espaço para as crianças.
O Projeto Amar e Educar existe formalmente desde 2012 e conta com sete voluntários que promovem diferentes atividades. O voluntariado trabalha em parceria com centros de educação infantil, municipais e filantrópicos, além de ONGs e entidades que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social, como o Núcleo Social Evangélico, Ong Viver, Lar Anália Franco e Clube das Mães Unidas. Essas instituições recebem visitas periódicas dos voluntários.
Atualmente o projeto atua no Espaço Criança no Conjunto Habitacional Guilherme Pires, no Centro de Educação Infantil Abac no Parque Ouro Verde e no último sábado de cada mês no Centro Cultural da Região Norte, contando com a participação de aproximadamente 180 crianças.
Fotos: divulgação