Cidadão

Projeto MusicalMente amplia atendimentos e capacita ILPIs

O programa agora oferece atendimento domiciliar para mais famílias e iniciará o treinamento de profissionais de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos

O projeto MusicalMente, do Instituto Não Me Esqueças (INME), está expandindo seu impacto no cuidado de pessoas que vivem com Alzheimer. Além das sessões semanais que já beneficiam 30 famílias, na sede da instituição, o programa agora oferece atendimento domiciliar para outras 10 famílias. Nesta quarta-feira (19), uma equipe do INME também iniciará o treinamento de profissionais de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), ampliando o alcance da musicoterapia como estratégia de reabilitação e bem-estar. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal do Idoso de Londrina e do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa.

Todos os serviços oferecidos pelo Instituto são gratuitos, mas as vagas são limitadas, com prioridade para as famílias já cadastradas. O projeto conseguiu garantir recursos para essa nova fase ao ser aprovado pela segunda vez no edital nacional do Itaú Viver Mais, via Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

“A aprovação dessa nova edição do MusicalMente é uma conquista imensa. Garantimos a continuidade desse cuidado tão especial, levando música, afeto e qualidade de vida para mais famílias. Seguimos com fôlego renovado para fortalecer e sustentar essa ação, porque acreditamos no poder transformador da música no cuidado com a pessoa com demência”, ressaltou Elaine Mateus, presidente interina do Instituto.

Um dos diferenciais do MusicalMente é o uso de músicas personalizadas, escolhidas conforme a preferência e a história de cada pessoa. Essa estratégia tem sido essencial para reativar memórias e promover o bem-estar.  A musicoterapeuta Luzimara Almudi Lobo dos Santos contou que a receptividade tem sido excelente nas visitas às casas das famílias.

Ela ressaltou o impacto positivo da intervenção. “A música traz muitos benefícios, estimula a capacidade cognitiva e a movimentação corporal, eleva a qualidade do cuidado e do autocuidado, trazendo mais leveza para a vida. Compartilhamos orientações práticas e simples para que qualquer pessoa consiga utilizar a música como uma facilitadora no dia a dia do cuidado. É um modo de melhorar a conexão e a comunicação, reduzindo o estresse”, disse.

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Não Me Esqueças. Interessados também podem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99155-5747.

Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos