Londrina realiza Dia D de Combate à Dengue no Jardim Vale Azul
População poderá descartar materiais que não têm utilidade nos sacos verdes que serão distribuídos para esta finalidade, na sexta (21) e no sábado (22)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina realiza mais um Dia D de Combate à Dengue, com abertura nesta sexta-feira (21), às 9h, no Jardim Vale Azul, área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Piza/Roseira, região sul. A ação prosseguirá no sábado (22), a partir das 8h. O objetivo da iniciativa é informar a população sobre o combate à doença e recolher materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.
Na sexta-feira (21), os agentes de combate às endemias vão distribuir sacos verdes no Jardim Vale Azul e orientar a população sobre o descarte correto dos materiais inservíveis. As equipes especializadas realizarão a pulverização espacial de inseticidas (UBV costal) em áreas com alta incidência de casos notificados e confirmação de transmissão. No mesmo dia, inicia-se a coleta e remoção de resíduos por meio dos caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) nas ruas do bairro.
No sábado (22), a partir das 8h, o trabalho se repetirá nos domicílios que estiverem fechados na sexta. Os caminhões da CMTU também passarão no sábado. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a região de abrangência da UBS do Piza/Roseira, especialmente o Jardim Vale Azul, têm alta incidência e prevalência de casos desde o início de ano.
“O Dia D de Combate à Dengue é uma mobilização fundamental para a conscientização e engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa reforça a necessidade da participação ativa da sociedade na eliminação dos criadouros do vetor, complementando as ações contínuas realizadas pelos serviços de saúde e vigilância epidemiológica”, destacou Ribas.
“Londrina sem dengue – sua ação salva vidas”
Este é o terceiro Dia D de Combate à Dengue realizado em 2025. O primeiro aconteceu na região dos bairros Panissa e Maracanã, região oeste, nos dias 6 e 7 de fevereiro, e o segundo no distrito da Warta, região rural, nos dias 14 e 15. O Dia D faz parte da campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” que está em curso em Londrina, por meio da Secretaria de Saúde do Município.