Cidadão

Biblioteca recebe exposição sobre o norte do Paraná

São diários de bordo, fotografias, mapas e muita história, datados de 1925 a 1929; material integra a pesquisado professor Humberto Yamaki da UEL

 

BibliotecaNoiteLJPA exposição “Expedições. Caçadores de Paisagens no Norte do Paraná” está aberta para visitação na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na avenida Rio de Janeiro, 413.  A exposição pode ser visitada até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e nos sábados 11,18 e 25, das 8 às 13 horas.

A exposição é coordenada pelo professor e arquiteto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Humberto Yamaki. Ele também é coordenador do Laboratório de Paisagem da UEL. A exposição relata diários de bordo, fotografias e mapas de companhias de terras que possuíram marcações de terrenos no norte do Paraná antes da conhecida Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Essa exposição é uma descoberta de materiais inéditos feita pelo próprio professor.

A exposição relata a história das pessoas que verificaram a existência das terras, a abundância da água potável e analisaram a possibilidade de implantação de estradas, ferrovias e os avanços da colonização. Mostra pessoas e histórias que marcaram o início da colonização da região norte do estado, o regaste de quatro rotas de viagens de exploração,entre 1925 e 1929, realizados por burocratas, dirigentes e técnicos ferroviários.

Este ano se comemoram noventa anos da assinatura da escritura de compra e venda de terras devolutas pelo Governo do Estado a CTNP e a Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio e a exposição traz à lembrança esses acontecimentos. O trabalho é um recorte de uma profunda e extensa pesquisa realizada pelo professor Yamaki, que  se tornará um livro a ser lançado em breve.

Escolas e grupos que tiverem interesse em agendar horário de monitoria para a exposição devem ligar para 3371-6500. Podem participar alunos com idade acima de 8 anos. De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, Ana Cristina Mischiati, três escolas já estão agendadas e são esperadas mais de 1000 pessoas para a exposição.

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos