Cidadão

Guarda Escolar de Londrina retoma Guarda Municipal Mirim e Palestras nas Escolas

Atividades complementares reforçam o aprendizado dos alunos e contribuem para a formação cidadã

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), retomou o projeto social e educativo Guarda Municipal Mirim (GMM). Ao longo dos próximos quatro meses, as equipes atenderão quatro escolas municipais. Para esta edição, a Secretaria Municipal de Educação (SME) selecionou as seguintes instituições: Corveta Camaquã (Região Oeste), Tereza Canhadas Bertan (Região Sul), Salim Aboriham (Região Norte) e Suely Ideriha (Região Leste).

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Ao todo, cerca de 232 alunos do 4º ano, divididos em 10 turmas, participarão das atividades. Conforme o planejamento da Guarda Municipal Escolar, serão realizados 16 encontros, com a formatura prevista para meados de junho.

Neste ano, o projeto trará reflexões sobre temas essenciais para a formação dos alunos, incluindo bullying e cyberbullying, regras e cidadania, prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, violência intrafamiliar, segurança no trânsito e uso excessivo de telas. Também será abordada a disciplina, através da utilização da ordem unida como método educativo.

A supervisora do grupamento escolar, Kawanna Lima, destacou a importância do projeto. “Nosso maior objetivo é formar bons cidadãos. Para isso, nossa equipe passa por constantes capacitações, garantindo sempre o melhor para as crianças. Além disso, os temas abordados são cuidadosamente discutidos no início de cada edição, priorizando assuntos atuais e relevantes para a vida dos alunos”, enfatizou.

A diretora da Escola Municipal Corveta Camaquã celebrou a participação da instituição no projeto, destacando sua importância. “Esse é um projeto incrível, que deveria se estender também para os alunos do 5º ano. Estamos muito satisfeitos em receber a Guarda Municipal aqui todas as segundas-feiras. Nossa expectativa é que as crianças absorvam ao máximo esse aprendizado e levem para a vida, não só dentro da escola, mas também para casa. Muitas vezes, são elas que orientam os pais no dia a dia, como no respeito às regras de trânsito. Isso é cidadania na prática, e a Guarda Municipal está contribuindo diretamente para essa formação”, destacou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

A Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, localizada no Conjunto União da Vitória (Região Sul), também foi contemplada este ano. Com 68 alunos distribuídos em três turmas do 4º ano, a diretora Daniela Cristiane Martins Diniz comemorou a inclusão no projeto. “Ficamos muito felizes ao receber a notícia. Os temas abordados, como bullying, respeito ao próximo e disciplina, estão alinhados ao que trabalhamos diariamente com os alunos. Além disso, percebemos que as crianças se sentem acolhidas com a presença da Guarda. Hoje mesmo, antes da aula começar, uma aluna já estava ansiosa na porta, animada para o início do projeto. Esperamos que todos aproveitem ao máximo cada palestra”, afirmou.

Essa é a 11ª edição do projeto Guarda Municipal Mirim, que já atendeu 1.970 crianças em 28 escolas municipais. Ao longo dos anos, a iniciativa tem fortalecido valores fundamentais e promovido debates importantes para o dia a dia dos alunos.

Além do projeto Guarda Municipal Mirim, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) retomou o programa Palestras nas Escolas, que atenderá todas as turmas do 4º ano das 88 escolas públicas municipais, tanto da zona urbana quanto rural. Com foco na conscientização e reflexão, as palestras incentivam as crianças a repensarem suas atitudes dentro e fora da escola. Entre os temas abordados estão bullying, violência intrafamiliar, segurança e outros assuntos essenciais para a formação cidadã.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos