Município promove Dia D contra a Dengue no Residencial Vista Bela
Neste fim de semana, a campanha leva abordagens educativas, vistorias e outras atividades práticas à zona norte; haverá programação na sexta (28) e no sábado (1º)

Prosseguindo com ações concentradas de combate à dengue na cidade, a Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (28) e sábado (1º) mais uma etapa do Dia D de Combate à Dengue. Dessa vez, na quarta edição de 2025 da iniciativa, o bairro atendido será o Residencial Vista Bela, na zona norte.
Na ocasião, o ponto de encontro escolhido para receber as atividades de conscientização e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti será a rua André Buck, número 585, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Padovani.
A atuação no Vista Bela contará com participação das equipes das UBSs dessa abrangência, da Coordenação do Controle de Endemias e Coordenação de Saúde Ambiental e Zoonoses, ambas da SMS, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O convite para comparecimento e o fortalecimento do Dia D fica estendido para a sociedade civil organizada e instituições como a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Sesc Paraná, entre outras.

Na sexta-feira (28), a programação irá ocorrer das 9h às 16h. A agenda envolve mutirões de limpeza pela área atendida, o que abrange retirada de entulhos e objetos que possam acumular água e se tornar criadouro do Aedes aegypti: pneus, garrafas, vasos, tampas, entre outros.
Outra frente de trabalho será focada em vistorias e orientações, momentos em que os agentes de saúde fazem visitas às residências e estabelecimentos para verificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Nesta atividade, ainda é feita a entrega de sacos verde aos moradores, para que coloquem os itens inservíveis, e são distribuídos panfletos educativos sobre prevenção. Isso vem para reforçar o esclarecimento à população sobre sintomas da dengue e importância da hidratação.
A Prefeitura também realizará, no mesmo dia, operação para aplicação de larvicida em locais estratégicos, bem como o “fumacê”, ou seja, nebulização com inseticida, em áreas com alta infestação, quando necessário.
Já no sábado (1º), entre 8h e 12h, as atividades do Dia D prosseguem com ênfase nos mutirões de limpeza, tendo novamente a finalidade de reduzir a proliferação do mosquito da dengue e conscientizar a população de que a prevenção da dengue é um esforço contínuo e coletivo.

Boletim da dengue – Com números atualizados até quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um balanço com panorama da dengue em Londrina. De acordo com o boletim, são 3.620 casos notificados desde o início de 2025. Deste total, 345 casos foram confirmados, enquanto 2.288 foram descartados. Outros 987 estão em análise. Até o momento, nenhum óbito foi registrado no município.
O levantamento desta semana também inclui os dados referentes à Chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Do começo do ano até o momento, são apenas três casos notificados, dos quais nenhum foi confirmado e um foi descartado. Dois casos continuam sob análise.