Empresários são orientados sobre rotulagem de produtos
Desde o início de julho, cerca de 100 empresas de Londrina já foram orientadas pela Vigilância Sanitária; objetivo é orientar 6 mil empresários
A equipe da Vigilância Sanitária de Londrina está o orientando os empresários do ramo alimentício da cidade, sobre a resolução RDC nº 26/2015, aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no final de junho, que trata dos requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 3 de julho.
Segundo o regulamento, que abrange alimentos e bebidas, os rótulos dos produtos deverão informar a existência de 17 produtos, por exemplo, peixes, crustáceos, ovos, amendoim, amêndoa, avelã e soja, além do látex natural. As empresas têm o prazo de 12 meses, contados a partir da data da publicação da resolução, para se adequarem. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do prazo de validade.
O gerente de vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, Rogério Lampe, explicou que, durante a vistorias de rotinas, já realizadas nas empresas alimentícias da cidade, estão sendo feitas as orientações sobre quais produtos devem constar nos rótulos e de que forma.
Lampe informou que, desde o início de julho, cerca de 100 empresas de Londrina já foram orientadas. A intenção é orientar aproximadamente 6 mil empresários do ramo de alimentação, durante 12 meses, incluindo supermercados, açougues, produtores rurais e feirantes. “Temos feito, em média, 15 orientações por dia, durante as visitas de rotina”, informou.
Fotos ilustrativas: Luiz Jacobs