Prefeitura apresenta calendário de compras de 2025 para empresas locais
Programa Compra Londrina quer ampliar a participação dos negócios locais em compras e contratações do poder público

A Prefeitura de Londrina apresentou, na tarde desta terça-feira (25), a Mostra de Oportunidades 2025 para que empresários e empreendedores da cidade conheçam o calendário de compras e contratações do Município. O encontro, sediado no auditório da Associação Industrial e Comercial de Londrina (ACIL), foi organizado pelo Programa Compra Londrina, que capacita e incentiva médias e pequenas empresas para que se tornem fornecedores da Prefeitura.

O prefeito Tiago Amaral participou do evento, que contou ainda com a presença do secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro; da presidente da ACIL, Vera Antunes; o consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório; entre outras autoridades.
O Compra Londrina é um programa da Prefeitura vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP). Visando o desenvolvimento socioeconômico do município, sua equipe apresenta as compras públicas como uma oportunidade de negócio para o mercado local. Estimulando principalmente a participação de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), o programa oferta também capacitações em oficinas e orientações individualizadas sobre os processos de licitação da Prefeitura.
Atualmente, 30% de todas as compras realizadas pela Prefeitura de Londrina são feitas somente com empresas de Londrina. No último ano, por exemplo, 254 empresas daqui venceram as licitações, com um total de R$112 milhões homologados. Essa arrecadação gerou, aproximadamente, 840 postos de trabalho, 18 milhões em renda (salários) e 26 milhões em impostos para a prefeitura

O empresário Lucas Wancler Ferreira dos Santos, da Wancler Solutions, é um exemplo de como o Compra Londrina impulsiona a economia local. Sua microempresa, fundada em 2015, foi contatada pela busca ativa do programa em 2021. Dois anos depois, quando a Prefeitura abriu uma licitação na modalidade de Registro de Preços para serviços de plantio e destoca de árvores, disputou e venceu o certame, firmando contrato de um ano com o Município no valor de R$ 1.177.324,00.
Ao longo desse contrato, que incluiu cerca de 4.200 remoções de troncos e o plantio de, aproximadamente, 3.500 árvores, a Wancler Solutions cresceu em número de funcionários e faturamento. Com isso, seu enquadramento passou de MEI para Microempresa (ME) e a área de atuação expandiu para diversas cidades do Paraná, incluindo Astorga, Mandaguari e Cascavel. “Foi através do Compra Londrina que a gente separou a empresa em duas áreas, uma para serviços particulares e outra de serviços públicos. E 90% do faturamento da empresa vem do serviços públicos. Se abrirem novo edital em Londrina, queremos disputar sim. Agora a gente já está bem mais equipado, tem vários equipamentos e funcionários, estamos mais bem preparados”, contou.

Com interesse em se tornar fornecedora da Prefeitura de Londrina, a gerente administrativa Roseli de Fátima Casasanta, da Casasanta Alimentos, acompanhou os depoimentos e o calendário de oportunidades com bastante atenção. Ela contou que a indústria de panificação é uma empresa familiar que está há 30 anos no mercado, e já firmou contratos com o Governo do Estado. “Meu sonho é atender minha cidade, temos esse projeto, porque realmente é uma forma de gerar renda e empregos aqui. Já participei de cursos e workshops do Compra Londrina, mas infelizmente ainda não conseguimos. Como a Prefeitura pretende lançar editais de coffee break, nos colocamos à disposição das empresas que prestam esse serviço para fornecermos nossos produtos. E a equipe do Compra Londrina é sempre muito solícita, pelos relatos a gente vê que é um programa sério com parceiros idôneos, como o Sebrae e a ACIL, então foi uma reunião muito produtiva”, avaliou.
De acordo com o prefeito Tiago Amaral, a administração municipal irá fortalecer e ampliar o Programa Compra Londrina. “É uma iniciativa fantástica, um projeto do Sebrae que foi acolhido pela Prefeitura de Londrina e virou referência para o Brasil inteiro. Então é um projeto extremamente importante que, na nossa gestão, vai ser ainda mais incentivado. Vamos procurar as alternativas possíveis para conseguir fazer com que essas ofertas sejam aumentadas para a população. Até porque aqui temos empresários que geram emprego na cidade e essa economia, essa receita, acaba voltando para a própria cidade Então é uma forma que a gente tem de usar o dinheiro da população arrecadado com impostos para gerar ainda mais riqueza, gerar emprego e melhoria da qualidade de vida para o londrinense”, enfatizou.

Amaral reforçou também que a fiscalização será ainda mais rigorosa, para garantir qualidade no atendimento ao cidadão londrinense, o que também deve incentivar cada vez mais a participação de bons prestadores de serviço e comerciantes nos processos de compras públicas. “Nossa equipe da Secretaria Municipal de Gestão Pública está de portas abertas para que as pessoas realmente conheçam esse processo. Quem tiver dúvidas, pergunta para a gente, vá até a Prefeitura que com certeza estaremos à disposição. Se você tem uma empresa aqui em Londrina que vende algum produto ou presta serviços, procure a Prefeitura para saber qual é o rol de informações necessárias para você poder participar das licitações”, afirmou.

O convite foi reforçado pela presidente da ACIL, Vera Antunes, que também é empresária e já firmou contrato com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Ela explicou que só começou a disputar licitações em 2012, e precisou estudar bastante para compreender as regras dentro do serviço público. Há quatro anos, sua empresa arrematou uma licitação da Prefeitura de Londrina, na área de terceirização de mão de obra, e tudo correu muito bem. “É muito bom trabalhar com o poder público. A gente manda as notas, a documentação em dia que tem que apresentar, e em no máximo quinze dias é feito o pagamento. Esse programa, o Compra Londrina, veio para fortalecer os negócios da nossa cidade, é um projeto premiado nacionalmente, então vou incentivar vocês a entenderem o projeto e a vender para a cidade de Londrina, porque o dinheiro vai circular aqui e vai gerar riqueza para a nossa gente. A ACIL sempre apoiou esse programa, junto com o Sebrae, e a gente torce e incentiva para que tenha continuidade, porque é muito relevante para a nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro, a aproximação do poder público com as entidades da sociedade civil e a iniciativa privada é essencial para fomentar cada vez mais o Compra Londrina. “Esse programa tem tido impactos muito positivos na geração de renda e de emprego. Então é extremamente relevante. E esse evento de hoje, em que a gente apresenta um calendário com possíveis oportunidades para que os empresários de Londrina, em especial os microempresários e proprietários de empresas de pequeno porte, possam participar, é essencial para que a gente consiga projetar a cidade para um futuro cada vez mais sustentável e com um desenvolvimento econômico-financeiro realmente relevante. E creio que está na hora de acabarmos com o estigma de que é difícil contratar com o poder público, de que licitação e contrato são jogos de cartas marcados. Devemos, cada vez mais, aplicar transparência e, principalmente, a participação da sociedade em todo o poder público do município de Londrina”, comentou.

Na sequência, a gerente de Incentivo a Compras Locais da SMGP, Ana Flávia Andrade, conduziu a apresentação dos resultados do Compra Londrina e o calendário de compras para 2025, juntamente com a assessora da SMGP, Juliana Guimarães Cornélio. Algumas oportunidades já estão disponíveis, incluindo manutenção de ar-condicionado, aquisição de grama esmeralda, fornecimento de combustíveis e manutenção de elevadores, entre outros. A lista completa de aquisições, contratações e registros de preços previstos para 2025 está disponível neste link.
A Mostra de Oportunidades 2025 contou ainda com a presença dos secretários municipais de Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, e de Cultura, Marcão Kareca, além do controlador-geral do Município, Guilherme Santos, e a vereadora Anne Ada.