Destaques

UBSs abrem à noite para atender mulheres nesta quinta (27) e sábado (29)

Ainda há vagas para participar da ação no sábado (29), mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura

A Campanha “Mulher em Foco – Autocuidado e Prevenção”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizada no Mês da Mulher, prossegue em Londrina. Por meio da iniciativa, nesta quinta-feira (27), das 19h às 22h, e sábado (29), das 8h às 14h, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir exclusivamente para atender o público feminino mediante agendamento prévio.

Na quinta-feira (27), todas as 180 vagas disponibilizada já foram preenchidas. As UBSs que participarão da campanha neste dia são: Alvorada (oeste); Armindo Guazzi (leste); Itapoã (sul); Vila Brasil (central), e Parigot (norte).

UBS Vila Brasil. Foto: Vivian Honorato / SMS

Para o sábado (29), cada unidade disponibilizou 72 vagas, totalizando 432, e ainda é possível fazer o agendamento, via internet, aqui. Quem tiver dificuldade em realizar o agendamento on-line, pode fazer diretamente na UBS mais próxima da residência. Neste dia, estarão abertas as UBSs: Piza (sul); Lindóia (leste); União da Vitória (sul); Guanabara (central); e Vila Casoni (central).

O público elencado para atendimento na campanha são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para a coleta do preventivo, e 50 a 59 anos, para a realização da mamografia, pois se trata da faixa etária de maior incidência, tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo uterino. Quem está fora da faixa pode realizar os exames em outros momentos, durante a semana, nas agendas eletivas da unidade, pois estas ações são contínuas durante o ano todo e intensificadas no Mês da Mulher.

Divulgação

A abertura das UBS no período noturno, especificamente para atender o público feminino, aconteceu em outros três dias (13, 20 e 22 de março). As unidades realizaram 431 atendimentos, contemplando coleta de preventivo de colo uterino, avaliação das mamas e solicitações de exames.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária da SMS, Priscila Colmiran, a média de faltosas tem ficado em torno de 40%. “Considero esse número alto, visto que os agendamentos estão sendo realizados na semana de atendimento. É de grande importância que a mulher busque o serviço de saúde e mantenha seus exames em dia, pois tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero, quando diagnosticados inicialmente, têm altas taxas de cura, superiores a 90%”, disse.

Colmiran ressaltou, ainda, que o Município busca trabalhar com a promoção, prevenção e oferta de tratamento em tempo oportuno. “A ida até a unidade de saúde também proporciona o conhecimento de outros serviços que têm impacto direto na qualidade de vida e prevenção de doenças, como os grupos de atividade física, nutrição, fisioterapia e saúde mental. É uma oportunidade de ter o usuário mais próximo da UBS e cuidar da sua saúde”, enfatizou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos