Livro sobre o Parque Arthur Thomas foi entregue a todas as bibliotecas e escolas municipais
No total, 198 cópias foram entregues: 14 para as bibliotecas e 184 para as escolas municipais de Londrina

O livro “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” foi distribuído a todas as escolas municipais e bibliotecas públicas municipais de Londrina, com o objetivo de deixar o material disponível para consulta dos professores, estudantes e da população em geral.
Ao todo, foram entregues 14 cópias distribuídas entre as setes bibliotecas municipais durante o lançamento do livro, e as unidades escolares municipais receberam 184 cópias, sendo uma para cada unidade, entre escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura . A entrega ocorreu durante o Primeiro Encontro de Formação do Curso sobre a Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no Complexo Educa.

Além dos exemplares para as escolas e bibliotecas, no lançamento do livro foi entregue um exemplar para cada participante que compareceu ao evento, atendendo 190 pessoas.
“Mais do que um registro histórico, a obra se torna uma valiosa contribuição para estudantes e pesquisadores de Londrina e região. Ter esse livro em nossas bibliotecas, repleto de informações essenciais sobre a cidade, é fundamental, pois nossa missão principal é disseminar e compartilhar conhecimento com a comunidade”, afirmou a diretora de Bibliotecas Públicas do Município, Leda Áraujo.
Por sua vez, a gerente de diversidade e apoio pedagógico do ensino de história, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Aparecida Candoti, afirmou que o livro é uma ferramenta essencial para as escolas, pois resgata memórias afetivas e enriquece a prática pedagógica. “Um material como este também fortalece a conexão das novas gerações com a cidade, valorizando a preservação dos espaços verdes e o lazer como parte da qualidade de vida”, frisou.
Já a assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Lidiani Isidoro, muitas escolas trazem os alunos para aulas de campo e trilhas guiadas. “O livro será um excelente material de apoio para auxiliar o trabalho dos professores antes e depois da visita. As crianças sempre demonstram grande interesse em aprender sobre o parque e o livro pode estimular ainda mais essa vontade”, complementou.

Escrito pelo jornalista e escritor Fábio Luporini, “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” resgata alguns dos elementos mais históricos e anedóticos do pioneiro Arthur Thomas e do parque municipal.
O projeto para a elaboração do livro foi possível com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (PROVERDE), ligado à Sema, tendo como proponente o Instituto Alicerce.
A obra está disponível para ser baixado em PDF por meio do link: https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-ambiente/dca/parque-arthur-thomas/66959-arthur-thomas-1/file
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina