Secretaria do Ambiente faz plantio de 800 árvores em fundo de vale da zona oeste
Em duas ações, já foram plantadas nesta semana 300 árvores; trabalho prosseguirá na semana seguinte para alcançar 800 mudas

Com o objetivo de proporcionar diversos benefícios à natureza, incluindo reflexos sobre fatores como ar, solo e clima, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está realizando um trabalho de plantio de 800 árvores nativas em um fundo de vale na região oeste da cidade. As ações, iniciadas na última terça-feira (25), quando as primeiras 150 mudas foram plantadas, contemplam uma área vegetativa localizada nas imediações da avenida Juvenal Pietraroia, na altura do Jardim Columbia.

Nesta quinta-feira (27), a equipe de Áreas Verdes da Sema atuou novamente nesse local, fazendo o plantio de mais 150 árvores. A atividade terá continuidade nos próximos dias, transcorrendo até a semana que vem.
O rol de espécies plantadas inclui aroeira, angico, pau d’alho, paineira, açoita-cavalo, pitanga, pau-ferro, gabiroba, louro-pardo e cabriúva.
De acordo com o diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino, a recomposição dessa área de preservação permanente com as árvores evita a ocupação com animais e também cumpre um termo de compromisso assinado junto ao Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná para compensar as árvores removidas na construção da avenida Octávio Genta.
Essas árvores, disse Galdino, trarão inúmeros benefícios ao ponto escolhido para o plantio. “Isso tudo possibilita a melhoria da qualidade do ar, a regulação do clima e a proteção do solo contra a erosão. Além disso, as árvores novas oferecem abrigo para diversas espécies, enquanto seus frutos contribuem para a alimentação da biodiversidade, entre outros benefícios”, descreveu.