Economia Solidária lança produtos da Páscoa 2025
Lançamento será realizado no saguão da Prefeitura, nesta quinta-feira (3), às 10h; chocolates, ovos de páscoa, bombons e trufas estarão disponíveis para comercialização

O Programa Municipal de Economia Solidária (PMAS), gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lança os produtos da Páscoa 2025, nesta quinta-feira (3), às 10h, no saguão da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635). Haverá um cerimonial de lançamento e, na sequência, serão disponibilizados para comercialização produtos temáticos de Páscoa produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários, como chocolates, ovos de páscoa, bombons e trufas.
O lançamento inclui produtos de decoração e artesanatos temáticos, cestos de crochê para ovos de páscoa, coelhos de crochê, entre outros itens, ideais para decorar ou presentear amigos e familiares, inclusive crianças. Toda a renda obtida através da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários.

Além do lançamento na sede da Prefeitura, no dia 8 de abril, das 9h às 17h, será realizado o Festival de Páscoa, no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura (Avenida Rio de Janeiro, 1.278, Centro). Na ocasião, os empreendimentos do programa estarão comercializando os produtos da Páscoa 2025, decorativos temáticos e os alimentícios. No estacionamento do prédio, será montada uma feira de hortaliças, onde também será comercializado pastel frito na hora, outros alimentos e artesanato.
Os produtos continuarão a serem comercializados ao longo do mês no Centro Público, que funcionará em horário habitual, de segunda à sexta das 9h às 17h. Apenas no dia 19 de abril, véspera da Páscoa, o Centro Público estará aberto excepcionalmente das 9h às 13h para a venda especial dos produtos de Páscoa.
A gerente de Inclusão Produtiva da SMAS, Carolina Arfelli, ressaltou que o lançamento dos produtos da Pascoa 2025 no saguão da Prefeitura é uma novidade que vai proporcionar maior visibilidade e atrair um novo público, de pessoas que ainda não conhecem os produtos. “Vamos utilizar um espaço onde há grande circulação de pessoas para divulgar esses produtos. Também teremos o segundo momento no Centro Público, como é tradicionalmente realizado todos os anos, garantindo, ainda, o público que já temos. Estes momentos são muito importantes para fazer a divulgação dos produtos e dar maior visibilidade para a Economia Solidária”, disse.
Arfelli enfatizou, também, que os produtos são produzidos de forma coletiva e têm preço justo. “Até o chocolate que estará sendo ofertado nos produtos, como nos bombons e nos ovos de Páscoa, é produzido coletivamente com o grupo de alimentação. E todo rendimento que advém desses produtos é dividido entre eles de forma igualitária, ou seja, eles produzem coletivamente e o lucro deles é dividido igualmente”, contou.

Sobre o Programa – O PMAS é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina. Atualmente, o programa atende aproximadamente 130 pessoas de todas regiões de Londrina, em cinco áreas de produção: Artesanato, Costura, Alimentação, Agricultura Familiar e Prestação de Serviços.
O Programa conta com três pontos de comercialização: o Centro Público de Economia Solidária, (Avenida Rio de Janeiro, 1278), que possui o Café e Arte; a Cantina Pé Vermelho, localizada no térreo da sede Prefeitura; e o Centro de Estética, espaço de prestação de serviços na área da beleza, localizado no Conjunto Mister Thomas. Na página do Instagram @economiasolidaria_londrina é possível acompanhar o que vem sendo produzido e locais de comercialização.
Confira os locais de venda da Economia Solidária no mês de abril:
Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura
Rua Rio de Janeiro, 1.278 – Telefone (43) 3378-0577.
De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, artigos pet, jogos interativos em madeira, bonecos artesanais, itens religiosos, bolsas e acessórios, souvenirs e kits para presentes.
Alimentação: artigos de chocolate, ovos de páscoa, bombons, trufas, bolos e pães.

Feira da Economia Solidária
Calçadão de Londrina: Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil.
Dias 4, 5, 11 e 12 de abril. Das 9h às 17h, nas sextas-feiras, e das 9h às 13h nos sábados.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de Páscoa.
Feira da Prefeitura
Dia 7 de abril, das 10h às 14h, no saguão da Prefeitura.
Venda de artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de páscoa.
Feira da Cidadania na UEL
Dia 3 de abril na reitoria e 17 de abril no calçadão da UEL, das 9h às 13h
Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de páscoa.
Espaço Araucária – Inclusão e Arte
Rua Guararapes, 331, Jardim Higienópolis.
Aberto aos sábados, das 11h às 13h.
Retirada dos pedidos das sacolas camponesas e exposição e venda de plantas ornamentais do Dia das Flores.