Palco Sunset da ExpoLondrina recebe idosos atendidos nos CCIs - Blog Londrina
Destaques

Palco Sunset da ExpoLondrina recebe idosos atendidos nos CCIs

Público dançou a tarde toda ao som da banda Trio Modão, que trouxe um repertório eclético e animado com ritmos variados

Centenas de idosos que frequentam os três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) da Prefeitura de Londrina foram até a 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, na tarde desta quarta-feira (9). Dentro da programação do Palco Sunset, a banda Trio Modão, que se apresenta semanalmente nas tardes festivas dos CCIs, levou muita música e dança para a ExpoLondrina, animando o público e reunindo os grupos de convivência em uma festa especial.

Com um repertório de muito sertanejo e música caipira, incluindo alguns clássicos do pop rock nacional, o Trio Modão levantou o público. Cerca de 200 idosos dançaram ao longo da tarde, e na sequência puderam participar de uma aula de zumba, sem intervalos, com o professor Zin Osvaldo.

Dona Izolina Nogueira dos Reis, de 71 anos. Foto: Emerson Dias/ NCom

A animação do público era contagiante. E, segundo Izolina Nogueira dos Reis, de 71 anos, moradora do Conjunto Maria Celina, os bailes dos CCIs são todos assim. “O CCI Norte foi a melhor coisa que apareceu na minha vida. Estou indo lá faz uns oito meses, e acho tudo maravilhoso – os exercícios, oficinas de memória, aulas de jogos e brincadeiras, jogos de vôlei, e o bailinho, que é sensacional. Sem falar no pessoal do CCI Norte, que são todos incríveis”, elogiou.

Sobre a oportunidade de se reunir com os colegas do CCI Norte na ExpoLondrina 2025, dona Izolina achou a ideia excelente. “Nos escolheram e deram esse presente de bandeja. Mas, para mim, o maior presente foi minha nora me inscrever no CCI; eu estava em depressão profunda, tive três infartos, mas estou de pé e vou completar meus 72 anos agora em abril. E não me sinto com 72, me sinto com 27. Minha família está muito feliz de me ver tão bem, indo em lugares que nunca fui. Tudo que surge pela frente, eu vou, porque me faz muito bem”, confessou.

Dona Maria de Jesus Oliveira, de 70 anos. Foto: Emerson Dias/ NCom

Com 70 anos recém-completados, Maria de Jesus Oliveira se divertiu com o baile e a música ao vivo. Frequentadora dos CCIs Norte e Oeste, ela participa do Projeto Vozes, que se apresentou na ExpoLondrina na última segunda-feira (7), e hoje (9) voltou para dançar com os colegas. Questionada sobre onde consegue tanta energia, a aposentada explicou que nem sempre foi assim. “Esse pessoal do CCI é uma segunda família para a gente. Depois que a gente chega numa certa idade a própria família discrimina, acha que você não é capaz de tanta coisa. E é aí que eu mostro para eles que eu sou capaz de tudo e um pouco mais. Já tive dois AVCs e um infarto, e o meu médico me chama de cipozinho: fala que eu envergo, mas não quebro. Cheguei no CCI há sete anos em depressão profunda, fazia pouco tempo que tinha perdido meu marido, mas ali no CCI não tem quem não sai da depressão”, relembrou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

O baile desta quarta-feira (9) integra a programação do Palco Sunset, que também é aberto ao público da Exposição e traz atrações musicais e culturais em todos os dias da feira. A iniciativa é uma realização da Sociedade Rural do Paraná (SRP) em parceria com o Corre Cultura e o Grupo RIC.

Acompanhando as apresentações, a coordenadora do Corre Cultura, Rose Castanho, que é responsável pela programação do Palco Sunset, reforçou que o evento foi muito importante para os idosos. “Nós conseguimos, de alguma forma, juntar os três CCIs para confraternizarem com o baile. Ainda não tinha acontecido nenhuma vez com todos os centros juntos. Então foi muito importante para os CCIs e para os idosos termos essa tarde; nós notamos com a reação deles que eles ficaram muito felizes”, contou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

E a coordenadora do CCI Leste, Patricia Selvatici Preto, reforçou que é parte da política dos Centros de Convivência estimular e promover a socialização da comunidade com 60 anos ou mais. “Essa interação social é muito importante para eles, assim como frequentar outros espaços que, talvez, por conta própria, eles não viriam sozinhos. E com nosso incentivo, a nossa presença, trazemos eles para esse outro mundo, digamos assim. Os CCIs são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, então tudo de diferente que a gente puder oferecer para os idosos é muito importante”, acrescentou.

Para a secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, incluir a comunidade idosa em eventos e atividades é uma forma de valorizar esse público. “Mesmo com o foco de hoje sendo na apresentação de música ao vivo, estar na ExpoLondrina traz muitas oportunidades e possibilidades para essas pessoas. É uma forma de se reconectar com a vida no campo, conhecer novas culturas, fazer novas amizades e exercitar a autonomia. Por isso, a Prefeitura de Londrina busca sempre integrar os idosos em eventos com esse, além de garantir sua acessibilidade”, completou.

A agenda do Palco Sunset, que fica próximo ao parque de diversões, prossegue nessa quarta-feira (9) com a apresentação da cantora Anagela. Logo após, às 19h, será a vez de Adller Beltrão. Às 20h, o destaque fica por conta da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná e, na sequência, às 21h30, quem assume é o DJ Bacon. Fechando a programação, às 22h, quem sobe ao palco é a consagrada Banda ShowBiss.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos