Prefeitura e IFPR firmam convênio para atender crianças com altas habilidades e superdotação - Blog Londrina
Destaques

Prefeitura e IFPR firmam convênio para atender crianças com altas habilidades e superdotação

Assinatura será feita em uma solenidade neste sábado (12); cerca de 40 alunos serão atendidos inicialmente com aulas semanais envolvendo conteúdos diversos

Os atendimentos especializados a alunos da rede municipal de ensino, com indicação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), serão fortalecidos e ampliados em Londrina, aprimorando a oferta do serviço. Isso porque a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Londrina estão firmando uma parceria para a realização de atividades de contraturno escolar voltadas a crianças de 8 a 10 anos. Neste sábado (12), às 10h, haverá uma cerimônia para celebrar o convênio, realizada no campus do IFPR, Unidade Norte, localizada na avenida da Liberdade, 855, Conjunto Ruy Virmond Carnascialli.

Divulgação

A solenidade será um momento de acolhimento para as famílias dos estudantes, oficializando também a assinatura do termo de colaboração. Estarão presentes representantes da Prefeitura de Londrina e SME, incluindo a secretária da pasta, Vânia Costa, bem como docentes do IFPR.

Inicialmente, cerca de 40 alunos – matriculados em 31 unidades escolares – serão atendidos por este projeto, em paralelo com as atividades que eles já frequentam ofertadas pela Prefeitura. As aulas irão ocorrer uma vez por semana nas dependências do IFPR. Os estudantes continuarão sendo atendidos, normalmente, pela Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação (SRM AH/SD), da Secretaria Municipal de Educação, espaço que funciona no Polo Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, na região central de Londrina. Esse trabalho especializado é ofertado pela rede municipal desde 2017.

Foto: Emerson Dias / NCom

O IFPR ofertará atividades em diferentes áreas de estudo, o que inclui conteúdos de robótica, biologia, química, física e outros. As aulas terão duração prevista de duas horas e irão ocorrer nos períodos matutino e vespertino, conforme os horários de aulas dos estudantes. E o quadro programático foi preparado por docentes de diversas especialidades – informática, biologia, química, física, enfermagem -, tendo como finalidade proporcionar um ambiente de aprendizado mais amplo e enriquecedor para as crianças.

Também acompanhará as aulas uma equipe de estagiários orientados pelos professores, e haverá acompanhamento efetivo de quatro professoras especialistas que atuam na SRM AH/SD.

As atividades terão início no próximo dia 16 de abril, quarta-feira. A aplicação das aulas é centrada em quatro modalidades: Empreendedorismo e Inglês; Pensamento Computacional e Computação Desplugada; Robótica Educacional e Atividades multidisciplinares.

Secretaria de Educação Vania Costa. Foto: Emerson Dias / NCom

Para a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, a parceria inédita entre o IFPR e a Sala de Recursos Multifuncional da SME trará reflexos positivos para os alunos contemplados. “O projeto visa estimular o desenvolvimento dos estudantes em áreas como tecnologia, empreendedorismo, comunicação e linguagens, ofertando espaços bem equipados e com recursos apropriados. Trata-se de uma ação que busca atender esse público, possibilitando práticas de qualidade e vivências em diversos níveis de aprendizagem, algo que no ambiente do ensino regular torna-se mais limitado”, contextualizou.

A gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande, ressaltou que o convênio não gerará custo financeiro à rede municipal de ensino. As famílias dos alunos atendidos pelo projeto ficarão responsáveis em levar o aluno até o IFPR, podendo aguardar o término das atividades na biblioteca da instituição. “Certamente é um investimento de grande valia para a nossa sociedade, pois oportuniza a prática docente aos estagiários e aos alunos da rede municipal, permitindo a identificação das suas áreas de interesse”, frisou.

Por sua vez, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Londrina, Gleice Almeida, enfatizou que o convênio reforça o compromisso mútuo com a inclusão. “Para o Campus Londrina do IFPR, é uma honra poder colaborar com a comunidade londrinense, contribuindo ativamente para uma cidade mais justa e inovadora. Essa colaboração reafirma o papel social e educacional do IFPR como agente transformador e parceiro estratégico do município”, destacou.

Sala de Recursos Multifuncional. foto: Emerson Dias / arquivo NCom

Sala de Recursos Multifuncional – A SRM AH/SD atende atualmente 56 alunos. Deste total, neste primeiro momento serão contemplados aproximadamente 40 alunos, do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 8 e 10 anos de idade, matriculados em 31 escolas da rede municipal de ensino.

O atendimento especializado para alunos com altas habilidades e superdotação é ofertado para qualquer estudante que tenha passado pelo processo de identificação, respeitando as normativas da rede, independente da unidade em que esteja matriculado.

O trabalho realizado na Sala tem como foco o desenvolvimento das altas habilidades dos alunos, promovendo desafios que estimulem sua capacidade crítica, criativa e de resolução de problemas. As atividades e estratégias pedagógicas são planejadas de forma individualizada, levando em consideração as características e necessidades de cada estudante.

Por meio do projeto, o intuito é o enriquecimento dos conteúdos escolares do currículo formal, bem como temas que não estão presentes nos currículos convencionais, mas que sejam avaliados como pertinentes pelos professores e de interesse dos alunos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos