Município inicia audiências do Plano Plurianual 2026-2029 na semana que vem - Blog Londrina
Destaques

Município inicia audiências do Plano Plurianual 2026-2029 na semana que vem

Reuniões têm o objetivo de viabilizar a participação da população na elaboração do PPA; Projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal até 29 de agosto

Com o objetivo de promover a transparência e a participação popular, e em cumprimento ao previsto na Constituição Federal, a Prefeitura de Londrina dá início, neste mês, às audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Ao todo, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) promoverá cinco encontros. Todas as reuniões são abertas à população, que terá a oportunidade de expor as demandas e necessidades prioritárias relacionadas às várias políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que reúne as diretrizes, objetivos e metas de execução pela Prefeitura, de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira. A lei é elaborada sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos, visando preparar o planejamento para os quatro anos seguintes.

Em 24 de abril, às 19h, a primeira reunião será realizada presencialmente, no auditório da Prefeitura (avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar). Na ocasião, as discussões abordarão as políticas públicas de forma geral, em todos os segmentos de atuação do Município.

As três próximas audiências serão conduzidas remotamente, por meio do canal de YouTube da Escola de Governo de Londrina, com início sempre às 19h. Nessas reuniões, estarão presentes os secretários e dirigentes de órgãos municipais, que vão falar sobre suas áreas específicas e responder aos questionamentos, sugestões e comentários enviados pela comunidade, que poderá participar ao vivo.

Em 8 de maio, os temas discutidos serão Saúde, Meio Ambiente e Agricultura. Em seguida, no dia 15 de maio, serão debatidas as áreas de Educação, Cultura, Esportes, Assistência, Mulher e Idoso. Por sua vez, o encontro de 22 de maio tratará de Obras, Segurança Pública, Desenvolvimento, Emprego e Habitação. Além disso, as gravações das reuniões ficarão disponíveis no YouTube para consulta posterior.

Secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci. Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Finalizando as discussões, a SMPOT vai apresentar o projeto de lei do PPA no dia 28 de agosto, às 15h, de forma presencial no auditório da Prefeitura.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Marcos Rambalducci, destacou que, assim como em anos anteriores, o Município disponibilizou um formulário on-line para que a população possa apresentar sugestões e comentários que considere pertinentes às medidas voltadas ao desenvolvimento de Londrina. O link para preenchimento e o QR Code do formulário estão disponíveis no Portal da Prefeitura. Os munícipes terão até o fim de maio para enviar suas contribuições.

Segundo Rambalducci, a Prefeitura deverá enviar o projeto de lei do PPA à Câmara Municipal para votação até o dia 29 de agosto. “A participação da comunidade nesse processo é fundamental, pois as sugestões dos munícipes ajudam a apontar prioridades e dar direções para a administração municipal. Por isso, convidamos a todos para que compareçam às audiências, convidem seus familiares e conhecidos e compartilhem os links do formulário e das reuniões que serão realizadas remotamente”, frisou.

O secretário salientou, ainda, que também é possível fornecer sugestões através de outros canais. “Os cidadãos podem enviar seus comentários pela Ouvidoria, entregá-los por escrito na sede da Prefeitura ou mesmo encaminhá-los para os vereadores. Não faltam opções para que a população participe”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos