Saúde faz capacitação para profissionais de odontologia nesta quarta-feira (16)
Atividade integra programação do Abril Branco, mês de conscientização sobre a saúde bucal, e aborda o tratamento de pessoas com Doença Renal Crônica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, na manhã desta quarta-feira (16), uma capacitação para profissionais de odontologia. Devem participar cerca de 200 servidores que atuam na rede municipal de Londrina e nos municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde. Essa atividade integra as ações da campanha Abril Branco, instituída pela lei municipal nº 12.852 de 2019, e que esse ano tem como tema “Doença Renal Crônica na Odontologia”.
A capacitação começa às 7h30, no auditório da Unicesumar Londrina (Avenida Santa Mônica, 450). Os dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal vão aprender com a professora Nelí Pieralisi, que é doutora em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nessa instituição, Pieralisi é coordenadora do projeto “Atenção odontológica a pacientes pré e pós-transplantados renais”, e trará suas experiências para compartilhar na capacitação.
Levantamento do Ministério da Saúde realizado entre 2010 e 2023 coloca a Doença Renal Crônica (DRC) como condição de grande relevância para a saúde, afetando cerca de 10% da população. Os dados do governo federal indicaram, também, um aumento de 152,81% no número de registros de atendimentos na Atenção Primária à Saúde entre 2019 e 2023, especialmente nas regiões Sudeste e Sul.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde identificou 698 pacientes em hemodiálise nas clínicas locais, sendo 481 pacientes que residem no município. Os demais são moradores de outras cidades que compõem a 17ª Regional. De acordo com a coordenadora em Saúde Bucal da SMS, Fabiola Marcela Mantine, esse paciente precisa de cuidados específicos. “Essa atenção deve ser feita principalmente em relação à higiene bucal correta e eficiente, além do acompanhamento periódico pela equipe de saúde bucal”, citou.
As complicações bucais mais frequentes em renais crônicos incluem xerostomia, aumento do índice de lesões de cárie e doença periodontal, estomatite urêmica, palidez da mucosa, erosões dentárias e infecções oportunistas, como a candidíase oral. Essas manifestações são influenciadas pelo estágio da doença e pelo tratamento de hemodiálise, que pode acentuar os problemas bucais.
Mantine acrescentou que o tratamento do paciente renal crônico é bastante específico e individualizado, o que motivou a capacitação com a professora Nelí Pieralisi. “Essa profissional é referência na área e ela tem um projeto em Maringá com tratamento odontológico para doentes renais crônicos. Teremos ela conosco para uma atualização no tema, já que a outra proposta para o Abril Branco é fazer a busca ativa dos pacientes que são renais crônicos e atendidos nas clínicas de hemodiálise em Londrina. Isso será feito para oportunizar a avaliação odontológica às pessoas desse grupo que ainda não passaram por ela. E, através da capacitação de amanhã (16), queremos garantir que todos os profissionais vão estar atualizados em relação ao tema e ao tratamento que vai ser ofertado”, detalhou.
Na busca ativa, os profissionais da SMS farão contato com pacientes renais crônicos para que passem pela avaliação odontológica e recebam informação sobre a importância da saúde bucal, com o objetivo de oportunizar a realização do tratamento odontológico em caso de necessidade. “Além disso, a equipe de Saúde Bucal vai matriciar todos os outros profissionais das Unidades Básicas de Saúde, abordando sobre a importância e a relevância da saúde bucal em relação à saúde geral desses pacientes renais crônicos”, complementou a coordenadora.
Abril Branco – Com a sanção da lei municipal nº 12.852 em 2019, abril passou a ser o mês de conscientização da saúde bucal. Nesse período, as atividades educativas em relação ao tema são intensificadas, incluindo ações formativas e palestras em escolas e demais instituições de ensino. O objetivo é incentivar a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal, envolvendo órgãos públicos e sociedade civil organizada.