Jogos Escolares de Londrina terão evento de encerramento e premiação nesta quarta (16)
A cerimônia reunirá, no Teatro Marista, alunos e professores de colégios públicos e particulares que participaram do torneio

Os Jogos Escolares de Londrina (JELs) serão encerrados nesta quarta-feira (16), às 14h, quando haverá a entrega das premiações no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240). Após mais de 20 dias de competição, com disputas em diversas modalidades, participaram quase 2.300 alunos de 59 unidades de ensino, sendo 36 colégios da rede estadual e 23 particulares.
Esse ano, houve um aumento no número de instituições participantes, de 52 para 59 colégios. O professor de Educação Física da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Wilson Romano, frisou que a ampliação no número de participantes é uma das metas estipuladas pela organização. “Com o passar dos anos, os Jogos Escolares vêm ganhando mais credibilidade e, com isso, o número de escolas participantes tem aumentado. A Fundação de Esportes tem, entre seus objetivos, elaborar e propor programas dirigidos ao esporte escolar, procurando sempre oportunizar a participação do maior número de alunos possível”, disse.
Em 2025, o evento envolveu cinco modalidades esportivas: basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia, nas classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). A competição representa a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). Na sequência, vem a fase Regional, em Ibiporã, que será disputada de 16 a 21 de maio; além da Macro e da fase final.

Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Educação (SEED) e Secretaria de Estado do Esporte/Paraná Esporte (PRESP), Núcleos Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras, Federação Paranaense de Desporto Escolar e Entidades de Administração do Desporto do Estado.
O técnico pedagógico do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Oscar Filla, destacou que a competição é uma primeira oportunidade para os atletas mirins. “É uma porta de entrada para os alunos, é o momento onde eles vão jogar pela primeira vez no Moringão, com a presença de equipe de arbitragem e torcida. E é de suma importância eles passarem por esse processo. Desde o momento que o professor começa a dar os primeiros treinos dentro da escola, faz a escolha da equipe e do uniforme, organiza o meio de transporte, começa a concentração para os jogos, as conversas antes e pós jogos. Tudo isso é um processo educacional”, detalhou.
Filla ressaltou, ainda, o clima de pertencimento que os Jogos Escolares têm despertado entre todos os envolvidos. “Os adolescentes têm procurado seus professores de educação física, querendo representar e vestir a camisa de cada escola. Além disso, temos percebido na arquibancada a presença de familiares e amigos, que vão lá para acompanhar e defender a sua escola. É interessante ver a volta desse movimento, de vestir a camisa da sua instituição”, destacou.
Os resultados e classificações finais em cada modalidade, bem como todas as informações e documentos sobre os Jogos Escolares, estão disponíveis no site da Fundação de Esportes de Londrina (https://fel.londrina.pr.gov.br/index.php/jeps.html).
Confira os times vencedores dos JELs 2025:
Basquetebol:
Todas as vagas para Colégio Estadual Newton Guimarães
Futsal:
Feminino A: Colégio Estadual Tsuru Oguido
Feminino B: Colégio Ética – Santos Dumont
Masculino A: Colégio Ética – Aeroporto
Masculino B: Colégio Londrinense
Voleibol:
Feminino A: Colégio Ética – Aeroporto
Feminino B: Colégio Ética – Santos Dumont
Masculino A: 2° Colégio da Polícia Militar (CPM)
Masculino B: Colégio Alfa
Vôlei de praia:
Feminino B: Colégio Ética – Santos Dumont
Masculino A: Colégio Alfa
Handebol:
Todas as vagas para Colégio Biodiversidade
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina