Mais de 4 mil pessoas passaram pelo estande da Prefeitura na ExpoLondrina
Espaço recebeu a visita de autoridades políticas, empresários e representantes de outros países; discussões abordaram parcerias comerciais e investimentos para Londrina

Durante os dez dias da ExpoLondrina, o estande da Prefeitura recebeu mais de 4 mil visitantes e sediou mais de 200 reuniões estratégicas. Além disso, o espaço atendeu delegações de 13 países: Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Paraguai, Argentina, Camarões, Portugal, Canadá, Luxemburgo e Espanha.
Realizada pela primeira vez em uma edição da ExpoLondrina, a iniciativa buscou atuar como um ambiente propício para fomentar o desenvolvimento da cidade, por meio da conexão com possíveis investidores, prospecção de novos negócios e fortalecimento das relações políticas. O estande foi palco de reuniões com mais de 20 deputados estaduais e federais, além de receber o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e o vice-governador Darci Piana, que participaram de conversas sobre investimentos estratégicos para a cidade. No total, foram prospectados mais de R$ 25 milhões em emendas parlamentares e houve a abertura de tratativas para novos investimentos nas áreas de energia, infraestrutura, agronegócio e tecnologia.

“O que construímos na ExpoLondrina 2025 não foi apenas um estande, mas um ponto de convergência de ideias, investimentos e oportunidades para Londrina. Foram dias intensos, em que nossa cidade se apresentou com dignidade, competência e visão de futuro”, declarou o prefeito Tiago Amaral.
Conforme o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El-Kadre, a presença da Prefeitura com um estande na ExpoLondrina foi muito significativa, pois reforça a importância da parceria entre o poder público e a sociedade civil na promoção do desenvolvimento regional. “Foi um espaço que aproximou a população das ações da administração municipal. Isso fortalece a confiança da sociedade no poder público e amplia a visibilidade de projetos importantes que impactam diretamente a vida das pessoas. Para nós, da Sociedade Rural do Paraná, essa integração é fundamental e está totalmente alinhada ao espírito do festival, que é o de conectar pessoas, ideias, inovações e oportunidades para o crescimento de Londrina e de todo o Paraná”, frisou.
O presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, avaliou que o estande é um marco para a Prefeitura e a ExpoLondrina. A companhia foi a responsável pela administração do espaço no Parque Ney Braga junto com a Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria de Governança e Relações Internacionais.
“O estande da Prefeitura trouxe um novo marco para a Prefeitura de Londrina e a ExpoLondrina. A Sociedade Rural do Paraná nos concedeu este espaço e a partir daí a gente tinha uma expectativa de poder despachar daqui durante a feira e ter um ponto de encontro da Prefeitura. Foi muito mais que isso, virou um ponto de negócio. Estamos muito felizes”, ressaltou.
Ferreira destacou ainda que as conexões com possíveis investidores, estabelecidas também já no dia de abertura da ExpoLondrina, com a realização da terceira edição do Londrina Paraná Day, envolvem empresas de cadeia longa.

Com 200 metros quadrados, o estande da Prefeitura foi idealizado para apresentar Londrina sob três perspectivas: passado, presente e futuro. Uma das atrações mais simbólicas foi a exposição de móveis históricos do Museu de Londrina, incluindo peças originais da primeira casa da cidade, com o objetivo de conectar os visitantes à origem do município e resgatar sua identidade.
Essa dimensão histórica foi combinada com uma estrutura moderna, elementos interativos e recursos tecnológicos, como o holograma do prefeito Tiago Amaral, que atraiu a atenção do público e fortaleceu o posicionamento da cidade como polo de inovação. Ao todo, foram 13 horas diárias de atendimento ao público, totalizando 130 horas de conexões institucionais, empresariais e diplomáticas. O espaço do estande foi cedido gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná e sua viabilização ocorreu por meio de parcerias público-privadas, sem repasse direto de recursos públicos.

Uma das autoridades que visitaram o estande foi a representante do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, RaeJean Stokes. Ela destacou a atmosfera receptiva do local e se disse empolgada por ter conhecido as estratégias e iniciativas que Londrina vem conduzindo para expandir seus horizontes internacionais. “A nossa conversa sobre possíveis colaborações com o Município por meio da Escola de Governo, participações futuras na ExpoLondrina e a possibilidade da realização de um ‘Dia da América’ e ‘América250’ nos deixou realmente inspirados. A abertura e a proatividade da equipe da Prefeitura me chamaram muito a atenção, e serão fundamentais para a construção de parcerias significativas. Estamos animados para continuar esse contato e reforçar nossas colaborações com Londrina”, afirmou Stokes.

O vice-presidente do grupo chinês Acrom/Beta, Allen He, agradeceu pela recepção proporcionada pela equipe da Prefeitura e afirmou que isso contribuirá para o desenvolvimento da empresa da qual faz parte. “Vamos manter o contato e já estamos programando as próximas reuniões com a Codel”, disse.
Segundo o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, em apenas dez dias o estande conseguiu gerar o equivalente a dois anos de conexões políticas e empresariais com autoridades, investidores e grandes grupos econômicos.
A diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Rodrigues, frisou que o estande estava na ExpoLondrina no mesmo momento em que foi realizada a terceira edição do Londrina Paraná Day. “Isso possibilitou que os convidados do exterior pudessem ficar mais um tempo na cidade e vir conversar com a gente. Conseguimos abrir diálogos para estabelecer mais parcerias em várias áreas, tanto no desenvolvimento econômico quanto no intercâmbio educacional e cultural”, sublinhou.
O estagiário de Engenharia Estevão Barroso de Oliveira disse que o estande é uma inovação muito bem-vinda na ExpoLondrina. “Isso mostra que a Prefeitura está apoiando a exposição e marcando presença em um dos eventos mais importantes da cidade”, finalizou.