Cia. Os Palhaços de Rua leva espetáculo “Domadores de Gungunzara” para escolas municipais
Sequência de três apresentações começa na terça-feira (22); espetáculos do projeto se estendem até o final de abril

As apresentações do espetáculo circense “Domadores de Gungunzara”, chegam a três escolas da rede municipal na próxima semana. A sequência de eventos começa na próxima terça-feira (22) na Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas (rua Abílio Justiniano de Queirós, 835), às 8h30. Na quarta-feira (23), será a vez da E.M Professor José Gasparini (rua Dr. Gervásio Mourão Morales, 228), também às 8h30. Já na quinta-feira (24) o espetáculo irá ocorrer na E. M. Professora Tereza Canhadas Bertan (rua dos Assistentes Sociais, 60), às 14h.
O projeto artístico-cultural prevê, ao todo, 15 apresentações abrangendo todas as regiões de Londrina, sendo que 11 já foram realizadas. “A iniciativa pretende proporcionar contato com a arte do circo por meio do espetáculo e da vivência, apresentar informações essenciais da arte do circo, carregar valores artísticos e sociais”, explicou o artista e produtor da Cia., Adriano Gouvella.

Durante a apresentação, os palhaços Batata Doce e Turino, interpretados por Adriano Gouvella e Lucas Turino, interagem e brincam com as crianças, integrando-as ao espetáculo. “A gente adaptou algumas cenas e fez um formato do espetáculo próprio para essas crianças das escolas municipais. A recepção delas tem sido muito legal”, relatou Gouvella.
Cia. Os Palhaços de Rua – A companhia da cidade de Londrina (PR) existe desde 2013, e realiza pesquisas na área do teatro e do circo. Os Palhaços de Rua são formados pelos atores-pesquisadores Gouvella e Turino. Ao longo de 12 anos, a companhia tem em seu repertório mais de 300 apresentações, tendo recebido 37 prêmios em diversas categorias.
Domadores de Gungunzara – O projeto, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), presta homenagem ao universo clássico do circo, apresentado através da lógica atrapalhada de seus palhaços Batata Doce e Turino. A peça tem duração de 40 minutos, é gratuita para estudantes e profissionais das escolas selecionadas e contemplará todas as regiões da cidade, com foco em escolas localizadas em bairros periféricos.
A Cia. encerra a primeira etapa de apresentações no dia 28 de abril, levando a peça para a Escola Municipal Osvaldo Cruz (rua Yokoarama, 146). Para mais informações sobre o projeto e o calendário de apresentações, acesse o perfil da Companhia (@ciaospalhacosderua) no Instagram.
Texto: Thiago Paes sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina