Secretaria do Idoso divulga programação de ações no “Mês das Mães”
Atividades seguem até o dia 29 de maio com oficinas, palestras e ações de socialização; todas as atividades são oferecidas de forma gratuita
Durante o mês de maio, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), realiza o “Mês das Mães”, com uma programação especial voltada a mulheres idosas. As ações tiveram início na segunda-feira (5) e continuam até o dia 29 de maio. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita, incluindo oficinas e palestras. Aos interessados, a programação e os locais serão publicados durante o mês no Instagram da SMI.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, atividades dessa natureza são importantes para o bem-estar e maior valorização das mulheres. “É um conjunto de ações que visam homenagear as mães e mulheres idosas, para que elas possam se sentir valorizadas, atendidas, potencializadas nas suas demandas, e que possam ter qualidade de vida em nossa cidade”, disse.
A programação teve início no dia 5 de maio, quando houve uma palestra sobre violência doméstica contra a mulher, ministrada pela juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Cláudia Bertolla. A atividade foi realizada no CCI Leste e teve como foco sensibilizar as participantes sobre os tipos de violência e os caminhos para romper o ciclo de agressões e omissões, com orientações práticas e espaço para diálogo.
Entre as ações promovidas, uma de destaque ocorrerá no dia 16 de maio, no CCI Norte (rua Luiz Brugin, 570), com o Grupo de Convivência “Qualidade de Vida e Cidadania”. A atividade é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e irá tratar da empregabilidade para mulheres idosas. A proposta é apresentar caminhos de inserção produtiva, estratégias de valorização da experiência e orientação profissional, promovendo autonomia e autoestima.

Já no dia 20 de maio o CCI Oeste (rua Serra Pedra Selada, 111) receberá o projeto “Troca de Saberes”, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da UNATI. A oficina de artesanato “Tecendo os fios da memória ítalo-londrinense” convida as participantes a refletirem sobre suas vivências e histórias de vida por meio da criação manual, resgatando memórias afetivas e promovendo conexões entre diferentes gerações.
Além das atividades citadas, a programação ainda inclui bailes, manhãs e tardes festivas, rodas de conversa e ações culturais, todas gratuitas e abertas às mulheres idosas. A agenda completa está disponível no Instagram da SMI e nas unidades dos Centros de Convivência.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




